Resistência camponesa versus Estado frente aos desafios do capitalismo contemporâneo
Abstract
Os modos de vida e de trabalho camponês são tratados como fontes de demandas para as políticas sociais e, ao mesmo tempo, de resistência à exploração, numa abordagem que problematiza o papel do Estado no capitalismo contemporâneo. A análise contextualiza-se no semiárido alagoano, visando apontar o animus capitalista de dominação. São abordados os modos de vida e de trabalho camponeses, a fim de identificar neles as formas de resistência, que ganham significado de lutas sociais críticas à ordem do capital. Nesta conjuntura, tais expressões significam a produção e reprodução de outra sociabilidade oposta àquela capitalista.
References
ALMEIDA JÚNIOR, José Ferraz de – Cozinha Caipira (1895); O caipira picando fumo (1893) e Apertando o lombilho (1895).
BENJAMIN, Walter. Magia, Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. .São Paulo: Brasiliense, 1996.
BÍBLIA SAGRADA DE JERUSALÉM. São Paulo. Paulus, 1991.
BOSI, Alfredo (org). Cultura brasileira. Temas e situações. São Paulo: Ed. Ática, 1987.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo (RS): Unisinos, 2003.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é História, v. 75, 1983.
BOFF, Leonardo. Ética da vida. Brasília: Letravida, 1999.
_____________. Saber Cuidar. Ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999
CÂNDIDO, Antonio. O mundo do caipira. Encarte do CD Caipira – raízes e frutos. São Paulo: Sony Music e Estúdio Eldorado Ltda, 1980.
___________________. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2001.
CASCUDO, Luiz da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Edusp. Ed. Itatiaia Ltda. Coleção Reconquista do Brasil, 2ª série, v. 151, 7ª ed.,1988.
CHARDIN, Pierre Teilhard di. Lugar do homem na natureza. New York: Harper & Row, 1973.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo: José Olympio, 1947.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Escolas, professores e caipiras: exercício para um descentramento histórico. Universidade Estadual Paulista: Bauru. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 121-136, jan./abr. 2005.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1963.
LAINETTI, Ricardo & BRITO, Nei R. Seabra. A cura pelas ervas e plantas medicinais brasileiras. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 1979.
LIPPI, Valéria. História do Amazonas. Manaus: Valer, 2001.
LOBATO, Monteiro. As ideias de Jeca Tatu. São Paulo: Brasiliense, 1959.
_________________. Urupês: outros contos e coisas. São Paulo: Nacional, 1943.
MARTINS, M. E. Resgate histórico da formação e atuação de professores de escolas rurais da região de Bauru (SP). Relatório de Iniciação Científica. FAPESP/Departamento de Matemática. Universidade Estadual de São Paulo. Bauru, 2003.
MONTEIRO, Jorgemar. Seringal, Seringalista e Seringueiro. Centro Cultural dos Povos da Amazônia. http://portalamazonia.globo.com/detalhe-artigo.php?idArtigo=210. Disponibilizado: 4 de agosto de 2006 – acesso: 7 de abril de 2012.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SÃO PAULO. Annuário do Ensino de São Paulo, 1917.
SÃO PAULO. Jornal. Estado de São Paulo.
SAINT HILAIRE, Antoine. Viagem à província de São Paulo. São Paulo: Martins, 1976.
SANCHES, Durce Gonçalves. O modo do caipira em obras de Almeida Júnior. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Cultura. Universidade de Sorocaba: Sorocaba, 2010.
SETÚBAL, Maria Alice. Vivências caipiras. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
SOUZA, Bernardino José de. Dicionário da terra e da gente do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional. 5ª ed. da Onomástica Geral da Geografia Brasileira, 1910.
TOCANTINS, Leandro. O rio comanda a vida: uma interpretação da Amazônia. 3ª edição (revista, atualizada e aumentada). Gráfica Record Editora. Rio de Janeiro, 1968.
TONETE, Reinaldo Jose. Análise do Sistema de Produção para Embarcação de Pequeno Porte Construído em Madeira na Cidade de Itacoatiara/AM. Dissertação de Mestrado, Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2008.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
http//:blogs.estadao.com.br/olharsobreomundo/ribeirinhos/amazonia.Disponibilizado em 13 de março de 2010. Acesso dia 7 de abril de 2012.
http://www.tomdaamazonia.org.br/biblioteca/files/Cad.prof-5-Cultura.pdf. Acesso: dia 7 de abril de 2012.