Nota sobre família, cuidado e Serviço Social

Autores/as

  • Nádia Xavier Moreira
  • Amanda Nascimento Lougon dos Santos
  • Ísis Silva Souza Eccard

Resumen

A partir da experiência como assistente social em uma unidade de saúde, o artigo reflete a participação da família no cuidado ao usuário com câncer avançado, analisando nessa participação a presença de uma construção de gênero na relação entre cuidadores e usuário. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica qualitativa, realizado por meio de uma revisão de literatura e análise documental. Os resultados do estudo indicam que a família só proverá os cuidados se também for alvo de proteção pelo Estado. Há ainda a necessidade de que a equipe de saúde, da qual faz parte a assistente social, atente-se para os demais familiares envolvidos nos cuidados, objetivando integrar saberes e práticas, construindo novas alternativas de atuação, visando oferecer um suporte maior na tarefa do cuidar. 

Referencias

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Fonte Primária Impressa

CAMINHA, Pero Váz de. Carta de Pero Váz de Caminha a El-Rei Dom Manuel de 1° de Maio de 1500. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta> Acesso em 02 de Abr, 2016.

Bibliografia de Apoio

BARROS, D’Assunção, J. O projeto de pesquisa em História. Petrópolis: Vozes, 2005.

CARDOSO, Ciro. História e Textualidade. In:___ CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 224-241.

JESUS, Zeneide Rios de. Povos indígenas e história do Brasil: Invisibilidade, silenciamento, violência e preconceito. Simpósio Temático “Os Índios e o Atlântico”, XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, São Paulo, 17 a 22 de julho de 2011.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. O Índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de Hoje. 1. ed. Brasília: MEC/SECAD MUSEU NACIONAL/UFRJ, v. 1., 2006, p. 26-55.

PACHECO, Isabel Maria de Jesus. O Imaginário da Carta de Caminha e sua Apropriação pelo Turismo – DISSERTAÇÃO MESTRADO – Orientador: Profa. Dra. Maria de Lourdes Netto Simões. Ilhéus (BA): UESC, 2004, p. 24-64.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil. Cia das Letras, 2ª ed. São Paulo, 1995 p. 29-41.

SILVA, Marcio Ferreira da. A demografia e os povos indígenas no Brasil. Revista Brasileira de Estudos da População, Campinas, v. 11, 1994, p. 261-264.

Sites

OLIVIERI, Antônio Carlos. Índios: O Brasil antes do descobrimento. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm>. Acesso em 04 de Abr. de 2016.

Publicado

2017-08-08

Número

Sección

Comunicações Orais - Classe social, gênero, raça, etnia e diversidade sexual