MOVIMENTOS SOCIAIS E O DEBATE SOBRE A COMUNICAÇÃO NA ATUALIDADE

Autores/as

  • Célia Barbosa da Silva Pereira Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que visa conhecer como movimentos sociais feministas consolidados têm se apropriado das tecnologias da informação e comunicação (TICs)como ferramentas para realizar seus processos de mobilização e divulgação. Busca verificar a proximidade com uma tendência movimentalítica anunciada com a eclosão de protestos massivos e movimentos sociais a partir de 2011 que centraliza as TICs. Ainda que essas sejam reconhecidas como meios importantes pelos movimentos feministas pesquisados não são centrais e nem substituem mecanismos tradicionais de mobilização e divulgação, tais como contato pessoal, telefônico e distribuição de panfletos. Ademais as TICs são apropriadas por esses movimentos, levando em conta as potencialidades e limitações delas.

Biografía del autor/a

  • Célia Barbosa da Silva Pereira Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)
    Doutora em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais da Ufes (NEMPS/Ufes). 

Referencias

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERING, ELAINE ROSSETTI. O passaporte brasileiro para a mundialização: a ofensiva neoliberal dos anos 1990. In: Brasil em contrareforma desestruturação do Estado e perda de direitos. Cortez, SP2008.

BRASIL, CONTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA, 5 DE OUT 1988

____SISAN LEI 11346 DE 15 DE SET 2006.

_____ Lei Organica da Segurança Alimentar CONSEA em: planalto.gov.br acesso em janeiro 2018.

DIAS EF. A fome, a poblreza e o direito humano à almentação adequada. In: revista Juridica, INIGRAN Dourados MS v11 n21 2009.

FLORIANO, MVB. Reflexões em torno do direito à alimentação adequada: a experiencia da construção do marco legal no Rio Grande do Sul In:piovesan, ibidem, p192-193.

MAURIEL, AP. Capitalismo, politicas sociais e combate à fome. UNIJUI 2011.

MDS, Cadernos de estudo 2009.

___PNAN Ministerio da Saude, 2003

MONTAÑO C.Terceiro setor e questão social. PEC 2003.

MOTA AE. Cultura da Crise e seguridade social Cortez SO1995

Schmidt Suely. O programa bolsa família no contexto da segurança alimentar e nutricional no Brasil. In:Saúde & Transformação, Florianopolis v5, p91-97

Netto, JP. Capitalismo Monopolista e Serviço Social.1992

Iamamoto ,Y .A questão social no capitalismo. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.

Publicado

2019-06-25

Número

Sección

Mesa Coordenada Movimentos sociais e a práxis midiática na internet: experiências e contradições