Escolarização e inserção no trabalho dos moradores de Cafuringa/RJ

Autores

  • Daniele Ribeiro Fagundes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Larissa Ribeiro Machado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Beatriz Corsino Pérez Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O presente trabalho aborda as atividades de pesquisa e extensão, desde 2017, com crianças e jovens residentes da comunidade remanescente quilombola de Cafuringa, situada na zona rural de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro.

Utilizamos como embasamento a análise sistemática das entrevistas audiovisuais, realizadas com os moradores mais velhos da comunidade, durante os anos de 2019 e 2021. Utilizamos como método de atuação a pesquisa-intervenção, sendo um instrumento qualitativo e crítico à neutralidade científica. Ademais, embasaram o estudo as leituras de Pérez (2020) no qual trabalha o conflitos de terra, as violências no meio rural; Calheiros e Stadler (2010) que contextualizam acerca dos quilombos nas políticas públicas brasileiras e Damasceno (2012) que discorre sobre a vida e trabalho no pós-Abolição na cidade de Campos.

Biografia do Autor

  • Daniele Ribeiro Fagundes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Larissa Ribeiro Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Beatriz Corsino Pérez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutora em Psicologia e Professora adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

13-06-2023