Multifaces da questão social: atuação profissional na defesa dos povos indígenas

Autores/as

  • Idalina Costa Teixeira Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista
  • Francisca Rodrigues Pini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

Resumen

A pesquisa teve por objetivo analisar as expressões da questão social e compreender o trabalho profissional da/do assistente social e sua incidência na garantia dos direitos da população indígena na aldeia de Paranapuã situada no município de São Vicente/SP. O problema pautou na questão, como as desigualdades socioeconômicas afetam os povos indígenas? O processo metodológico se pautou pela teoria social, que parte da compreensão dos fenômenos sociais, para compor a totalidade do objeto. A sistematização dos dados revelou as expressões da questão social decorrentes da formação social, política, econômica e cultural do Brasil e suas formas de enfrentamento com lutas forjadas pelos povos indígenas e com coletivos, e em particular o/a assistente social aliado na defesa intransigente dos direitos.

Biografía del autor/a

  • Idalina Costa Teixeira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista.

  • Francisca Rodrigues Pini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

    Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista.

Publicado

13-06-2023