Financiamento de políticas para mulheres, igualdade Racial e ajuste Fiscal

Autores/as

  • Paola Pacheco Amaral Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Bianca Barcelos Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Jeane Andréia Ferraz Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Resumen

Este estudo apresenta resultados parciais de pesquisa e objetiva compreender o orçamento das políticas para mulheres e igualdade racial implementadas/executadas pelo governo do estado do Espírito Santo no contexto do ajuste estrutural de 2016 e da pandemia por Covid-19. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Evidencia-se o avanço do conservadorismo e perda da proteção e direitos sociais para a classe trabalhadora com a medida de ajuste fiscal 95/2016 e avanço da crise sanitária causada pelo Covid-19. E que apenas a busca ativa no Portal de Transparência do Estado do Espírito Santo não possibilita conhecer de modo exato estes dados, uma vez que a maioria deles não aparecem dissociados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Pacheco Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Graduanda em Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bolsista de iniciação científica PIBIC (Ufes) no Diretório do CNPq do LÓTUS - Grupo de Estudos sobre os Fundamentos da Política Social e do Serviço Social (Ufes).

Bianca Barcelos Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Assistente social. Mestranda em Política Social da PPGPS da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça (Ufes). Assistente social do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Jeane Andréia Ferraz Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Assistente social, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutorado em Serviço Social na Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), Pós Doutorado em Serviço Social na Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFRJ), Vice-Coordenadora e Líder no Diretório do CNPq do LÓTUS - Grupo de Estudos sobre os Fundamentos da Política Social e do Serviço Social (Ufes).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas