Adolescer e a sociedade de classes: reflexões sobre medidas socioeducativas

Autores/as

  • Ana Clara Gomes Picolli Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Maria Liduína de Oliveira e Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Resumen

Este trabalho busca discutir brevemente, de maneira crítica, a respeito das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes acusadas/os de cometer ato infracional, como também a produção de sofrimento e patologização de sujeitos em nossa sociedade. Partimos de uma interpretação e análise do sofrimento que atravessa os sujeitos e tem vínculo com as relações sociais, reconhecendo sua relação com a sociabilidade burguesa e seus produtos, a saber: a colonialidade, o racismo, sexismo, capacitismo etc. Com o retorno de governo que incitam debates como o da redução da maioridade penal, entendemos ser primordial e urgente reflexão e ação constante em prol da defesa, ampliação e garantia dos direitos e da proteção integral a adolescentes.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara Gomes Picolli, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Assistente Social Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Unifesp.

Maria Liduína de Oliveira e Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora associada 3 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Direitos geracionais