Narratividade, síntese e distância nas fotografias de Nietzsche

Autores

  • Fabiano Lemos UERJ, Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Resumo

O artigo propõe uma tipologia das estruturas narrativas que atravessam as fotografias com que Nietzsche se retratou ao longo de sua vida, definindo-as de acordo com os processos identitários que elas constroem, tanto no nível pictográfico quanto no nível dos modos de recognoção social, cultural e institucional. A partir dessas problematizações em torno da identidade, se pretende discutir como Nietzsche compreendeu as complexas relações entre a elaboração de uma narratividade em geral e a facticidade do mundo, avaliando a hipótese de que existem dois modelos nesse sentido – um sintético, que favorece a apresentação de um todo semiológico, e um outro, que insiste na distância crítica e nos processos de falsificação inerentes à nossa experiência do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Lemos, UERJ, Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Professor do Departamento de Filosofia da UERJ.

Referências

BARTHES, R., La chambre claire In.: Oeuvres completes, vol. V, Paris: Seuil, 2002.
BAUDELAIRE, Ch., “Le public modern et la photographie” In.: Oeuvres complètes, Paris: Robert Laffont, 1980.
BENDERS, R. J. & OETTERMANN, S., Friedrich Nietzsche – Chronik in Bildern und Texten, München/Wien: Carl Hanser/ Deutscher Taschenbuch, 2000.
BENJAMIN, W., Kleine Geschichte der Photographie In.: Gesammelte Schriften, Bd. II-1, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977.
BURKE, P., Eyewitnessing, the Uses of Images as Historical Evidence, London: Reaktion, 2001.
CAVALCANTI, A. H., Símbolo e Alegoria, a gênese da concepção de linguagem em Nietzsche, São Paulo Annablume/ FAPESP; Rio de Janeiro: DAAD, 2005.
CRARY, J., “Techniques of the observer” In.: October, vol. 45, 1988.
CRAWFORD, C., To Nietzsche: Dionysus, I love you! Ariadne, New York: SUNY Press, 1995.
CRUMMEY, R., Aristocrats and Servitors: The Boyar Elite in Russia, 1613-1689, Princeton: Princeton University Press, 1983.
DAGUERRE, “Description pratique du procédé nommé le daguérreotype” In.: COLSON, R., Mémoires originaux des créateurs de la Photographie, Paris: Carré et Naud, 1898.
De DUVE, Th., “Time exposure and Snapshot: The Photograph as Paradox” In.: October, vol. 5, 1978.
FOUCAULT, M., L’archéologie du savoir, Paris: Gallimard, 1969.
FRIZOT, M. “Le diable dans sa boite ou la machine à exploiter le sens (la photographie est-elle un art au milieu du XIXème siècle ?)” In.: Romantisme, n°41,1983.
GAUTRAND, J.-C. & FRIZOT, M., Hippolyte Bayard: naissance de l'image photographique, Paris: Trois Cailloux, 1986.
GUMBRECHT, H.-U., “Reading for the Stimmung? About the Ontology of Literature Today” In.: boundary2, volume 35, n. 3, 2008.
LEMOS, F., “Dar-se uma vida: autobiografia como metodologia filosófica” In.: Cadernos de Ética e Filosofia Política, n.12, vol. 1, 2008.
__________,“Nietzsche e o Gesamtkunskwerk wagneriano” In.: Analytica, vol. 14, n.1, 2010.
JÄGER, J., Gesellschaft und Photographie – Formen und Funktionen der Photographie in Deutschland und England 1839-1860, Wiesbaden: Springer Fachmedien, 1995.
JANZ, C. P., Friedrich Nietzsche. Biographie, Bd. 1, München: Hanser, 1993.
KLOSSOWSKI, P., Nietzsche et le cercle vicieux, Paris: Mercure de France, 1968.
KRACAUER, S., “Die Photographie” In.: Das Ornament der Masse, Frankfurt am Main: Suhkamp, 1963.
MARTIN, B., Women and Modernity – The (life)styles of Lou-Andreas Salomé, New York: Cornell University Press, 1991.
MATHIES-MASUREN, F., Künstleriche Photographie – Entwicklung und Einfluss in Deutschland, Leipzig: Oscar Brandstatter, 1909.
NEWHALL, B., Geschichte der Photographie, München: Schirmer/ Mosel, 1984.
NIETZSCHE, F., Sämtliche Briefe. Kristische Studienausgabe in 8 Bänden, hrsg. von Giorgio Colli und Mazzino Montinari, Munchen, Berlin und New York: Deutscher Taschenbuch Verlag und Walter de Gruyter, 1986. (= KSB, seguido dos numeros do volume e da página, respectivamente).
_____________, Sämtliche Werke. Kristische Studienausgabe in 15 Bänden, hrsg. von Giorgio Colli und Mazzino Montinari, Munchen, Berlin und New York: Deutscher Taschenbuch Verlag und Walter de Gruyter, 1980. (= KSA, seguido dos numeros do volume e da página, respectivamente).
PETERS, H. F., Zarathustra’s Sister, Princeton: Markus Wiener, 1985.
SCHLEGEL, F., Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Erste Abteilung: Kritische Neuausgabe, Bd. 2, München, Paderborn, Wien, Zürich: Schöning, 1967.
SCHLEIERMACHER, F. Über die Religion In.: Über die Religion – Schriften, Predigten, Briefe, Frankfurt am Main und Leipzig: Insel, 2008.
WAGNER, R., Die Kunst und die Revolution In.: Sämtliche Schriften und Dichtungen - Volksausgabe, Bd. 3, Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1911 .
YOUNG, J., Nietzsche, a philosophical biography, Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Edição

Seção

Artigos