A recepção de Nietzsche no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão/RS.
Uma recepção marcada pelo conservadorismo ultramontano.
DOI:
https://doi.org/10.47456/en.v14i1.41064Palavras-chave:
Nietzsche, Recepção, Cristianismo, Conservadorismo, TriumfalismoResumo
Em continuidade a esta série de artigos que temos publicado a respeito da Recepção de Nietzsche em ambientes de formação religiosa no Sul do Brasil, não poderia faltar aquele que foi considerado entre as décadas de 50 a 90 o maior Seminário da América Latina: o Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Viamão/RS. Desde os seus primórdios, a concepção deste Seminário traz elementos importantes para compreendermos qual o tipo de recepção que nele tem os escritos do Filósofo Alemão. Fruto de um conjunto de situações marcadas por desentendimentos, celeumas, incompreensões e desafetos, o Seminário de Viamão traz em seu DNA a marca, de um tipo de formação para futuros ministros ordenados da Igreja Católica, caracterizada pela ortodoxia e pelo conservadorismo. Diferentemente daquele que até antes da constituição deste Seminário, o Seminário dirigido pelos jesuítas em São Leopoldo, como já tivemos a oportunidade de analisar em outro artigo, o Seminário de Viamão, pelas suas características, vai moldar um tipo de recepção dos escritos de Nietzsche, marcado pelo conservadorismo ultramontano.
Downloads
Referências
BOYER, Carolo.Cursus Philosophiae. Ad usum seminariorum. Volumen Primum. Viamão, 1955.
BRUNNER, Augusto. Os problemas básicos da filosofia. Viamão, 1955.
FEILER, Adilson Felicio. A recepção de Nietzsche a partir do Index da biblioteca do Seminário Central de São Leopoldo/RS. In: Cad. Nietzsche, Guarulhos/Porto Seguro, v. 38, n. 3, p. 237-258, setembro/dezembro, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-82422017v3803aff
FIORI, Ernani. Discurso pronunciado pelo Pe Ernani Fiori, Paraninfo do Curso de Filosofia Ciências e Letras do Seminário Maior de Viamão. In: Anuário do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição de Viamão, Viamão, 1958, p. 65.
KLIMKE, Federico. História da Filosofia. Viamão, 1956.
KUNZ, Edmundo. Discurso da Primeira Aula Inaugural do Pe Edmundo Kunz, Reitor do Seminário de Viamão. In: Anuário do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição de Viamão, 1955, p. 12.
MESSER, August. História da Filosofia. Viamão, 1958.
PADOVANI, Humberto. História da Filosofia. Viamão, 1957.
PUHL. Waldemar. Discurso pronunciado pelo Pe Waldemar Puhl, Paraninfo do Curso de Filosofia Ciências e Letras do Seminário Maior de Viamão. In:Anuário do Seminário Maior Nosso Senhora da Conceição de Viamão, Viamão, 1959, p. 103.
SCHERER, Vicente. A história do Seminário Maior de Viamão. 25 anos 1954-1979. Porto Alegre, 1979.
VEIT, Leatus Marcus. História da Filosofia. Viamão, 1956.
PUHL. Waldemar. Discurso pronunciado pelo Pe Waldemar Puhl, Paraninfo do Curso de Filosofia Ciências e Letras do Seminário Maior de Viamão. In: Anuário do Seminário Maior Nosso Senhora da Conceição de Viamão, Viamão, 1959.
SCHERER, Vicente. A história do Seminário Maior de Viamão. 25 anos 1954-1979. Porto Alegre, 1979.
VEIT, Leatus Marcus. História da Filosofia. Viamão, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adilson Felicio Feiler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter o artigo, resenha ou tradução para a Estudos Nietzsche, o autor cede à revista o direito à primeira publicação do texto, mantendo, contudo, o direito de reutilizar o material publicado, por exemplo, em futuras coletâneas de sua obra.