Nietzsche na imprensa brasileira do século XIX
Sobre as interpretações e os autores de “O neo-cinismo” (1893) e “A filosofia na moda” (1896).
DOI:
https://doi.org/10.47456/en.v15i1.44913Palavras-chave:
Nietzsche, Imprensa brasileira, Século XIX, Fontes, IntérpretesResumo
Dentre os primeiros artigos sobre Nietzsche publicados na imprensa brasileira – conhecidos até o presente momento – estão “O neo-cinismo” (Gazeta de Notícias, RJ, 20/05/1893) e “A filosofia na moda: Frederic Nietzsche” (Jornal do Comércio, RJ, 04/09/1896), o primeiro assinado por “Julio Erasmo” e o segundo pelo “Dr. Ernst”. O presente ensaio visa inicialmente mostrar, por meio de uma investigação do conteúdo de tais artigos, as fontes que serviram de base para a elaboração dos mesmos, para, em seguida, explorar hipóteses acerca da identidade dos autores que realizaram uma interpretação do pensamento do filósofo no período em que ainda vivia na Alemanha.
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