A busca de uma nova humanidade

Friedrich Nietzsche e Frantz Fanon

Authors

  • Ivan Risafi de Pontes

DOI:

https://doi.org/10.47456/0967mc80

Keywords:

Nietzsche, Fanon, Humanidade, Ressentimento, Promessa

Abstract

Trata-se, no presente artigo, de estabelecer uma conexão entre o pensamento político de Friedrich Nietzsche e Frantz Fanon, a partir de um ímpeto crítico sobre os valores da metafísica ocidental que aponta, em ambos os casos, para a necessidade de criação de uma nova humanidade. Para tanto, tendo como pano de fundo as obras Genealogia da Moral e Pele Negra, Máscaras Brancas, investiga-se, num primeiro momento, as promessas da antiga humanidade. Em um segundo movimento, abre-se a reflexão para a análise da construção de uma menos-valia como fundamento da ação colonizadora que manipula violência, ódio e ressentimento. Por fim, observa-se como o diagnóstico crítico de Fanon sobre a metafísica ocidental revela uma crítica presente no pensamento filosófico de Nietzsche. Crítica essa que, para além dos pontos de divergência entre os dois pensadores, afirma, de maneira contundente, a necessidade de criação de uma nova humanidade que transvalore a desumanização do negro, dos indígenas e de todos os povos ditos colonizados.

References

ARÁOZ, H. Mineração, genealogia do desastre. O extrativismo na América como origem da modernidade. São Paulo: Elefante Editora. 2020.

CHERKI, A. Frantz Fanon: Um retrato. São Paulo: Perspectiva, 2022.

FANON, F. Alienação e liberdade Escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2021, p. 9.

FANON, F. Escritos políticos. São Paulo: Boitempo, 2021b.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Zahar. 2022.

FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FANON, F. Por uma revolução africana. Textos Políticos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021c.

FAUSTINO, D. A política dos ‘escritos políticos’ de Frantz Fanon. In: FANON, F. Escritos políticos. São Paulo: Boitempo, 2021b.

FAUSTINO, D. “Prefácio à edição brasileira”. In: Por uma revolução africana. Textos Políticos. FANON, Frantz. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

FEILER, Adilson. F. Nietzsche e Brandes: a memória de um radicalismo aristocrático. Trans/Form/Ação, v. 45, n. 2 , Abr./Jun., Marília 2022, p. 13-38. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13167/8813. Acesso em: 11/08/2025.

KHALFA, J. “Fanon, Psiquiatra Revolucionário”. In: FANON, Frantz. Alienação e liberdade Escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

MIYASAKI, D. “Nietzsche e Fanon: sobre a política do cultivo da raça e classe como castas.” In: Revista Estudos Nietzsche Vol. 15. Vitória/Rio de Janeiro, 2024, p. 137-170. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche. Acesso em: 23 de março de 2025.

NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.

NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia de Bolso. 2017.

NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia de Bolso. 2017b.

NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano I. São Paulo: Companhia das Letras. 2017c.

NIETZSCHE, F. Nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras. 2006.

NOGUERA, R. Fanon: uma filosofia para Reesxistir. In: Fanon, Frantz. Alienação e liberdade Escritos psiquiátricos. São Paulo : Ubu Editora, 2021, p. 9.

OTTMANN, Henning. Nietzsche Handbuch Leben-Werk-Wirkung. Suttgart : Verlag J. B. Metzler, 2000.

SIMMEL, Georg. Schopenhauer & Nietzsche. Rio de Janeiro. Contraponto: 2010.

Published

17-03-2026