Sobre la revista
Foco e Escopo
Missão
A revista tem por missão incentivar a investigação e o debate sobre a constituição do pensamento de Nietzsche, os aspectos centrais de sua filosofia e a contribuição de seu pensamento para o debate filosófico nos séculos XX e XXI.
Objetivos
A Estudos Nietzsche é uma revista temática que publica semestralmente artigos, resenhas e traduções relacionados ao pensamento do filósofo alemão Friedrich W. Nietzsche.
Público alvo
A revista é destinada às pessoas interessadas na filosofia de Nietzsche e de um modo especial a pesquisadores do meio acadêmico que desenvolvem pesquisas sobre o pensamento do filósofo.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos, resenhas e traduções serão apresentados à Estudos Nietzsche por meio do sistema eletrônico da Plataforma de Periódicos da UFES. A avaliação para publicação do material submetido à revista será feita pelo sistema “Double blind peer review”, por dois avaliadores que darão seu parecer favorável ou não à publicação a partir da pertinência do material proposto com a linha de pesquisa da revista e da qualidade do material, tendo como parâmetro as principais publicações sobre o pensamento de Nietzsche no país e no exterior. A avaliação do material submetido à revista não deve ultrapassar o prazo limite de seis meses. Os avaliadores são especialistas no pensamento de Nietzsche e, em sua maioria, membros do Grupo de Trabalho Nietzsche da ANPOF, ao qual a revista pertence.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Base de dados/Indexadores
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
Ética editorial
A Revista Estudos Nietzsche segue as boas práticas editoriais e os princípios éticos esperados de um veículo de comunicação de trabalhos científicos.
Em especial, a Revista publica textos originais, derivados dos trabalhos de pesquisa dos autores e colaboradores. Seu papel, nesse sentido, é o de divulgar o trabalho de pesquisa e promover a interlocução e o debate entre pesquisadores interessados no pensamento de Nietzsche.
O principal problema que reconhece nesse âmbito, da difusão do conhecimento, é o da divulgação por um autor como sendo do próprio esforço daquilo que é resultado de pesquisa de um terceiro. Nesse caso, quando o autor em questão não segue os padrões de citação de fontes originais, mas realiza uma apropriação não devida delas, o conselho editorial da Revista entende que se efetiva a prática de Plágio, que condena veementemente.
O procedimento para o caso de artigos submetidos à Revista e que tenham sido produzidos a partir dessa prática será:
1. o artigo será recusado e o motivo apresentado ao autor;
2. para os casos em que o problema for descoberto após a publicação do artigo pela revista, ele será retirado da versão “on line” e será colocada em seu lugar uma notificação informando o motivo da supressão do texto.
Histórico do periódico
A revista Estudos Nietzsche foi criada em 2010 pelo GT-Nietzsche da Associação Nacional de Filosofia (ANPOF). Em seus primeiros cinco anos de existência a Estudos Nietzsche foi levada a público por meio de uma parceria do GT-Nietzsche da ANPOF com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cujo site hospedou a revista e onde ainda estão disponíveis para o público os números da revista do período de 2010 a 2014. A partir de 2015, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES, a revista passou a ser hospedada no site da Universidade Federal do Espírito Santo e disponibilizada por meio da plataforma de “Periódicos da UFES”. Desde o início até o ano de 2022, os editores-chefes da revista foram os professores doutores Ernani Chaves e Antonio Edmilson Paschoal. A partir do ano de 2022, os editores-chefes passaram a ser os professores doutores Danilo Bilate e William Mattioli.