Funções do patológico em Aurora e A gaia ciência: um prólogo para a “grande saúde”
Résumé
Pretendemos expor como o problema da criação de normas para a saúde e doença podem ser interpretados como uma passagem presente nos livros Aurora e A gaia ciência. Certa relativização da função do patológico encaminha para questões como a valoração, interpretação e vida principalmente através do conceito de "grande saúde", em um diálogo crítico que Nietzsche estabelece com autores contemporâneos que teorizaram o darwinismo social, como Herbert Spencer.
The problem of creating standards for health and disease can be interpreted as a passage present in the books Dawn and The gay science. A certain relativization of the pathological function leads to issues such as valuation, interpretation and life mainly through the concept of "great health", in a critical dialogue that Nietzsche establishes with contemporary authors who theorized social Darwinism, such as Herbert Spencer.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter o artigo, resenha ou tradução para a Estudos Nietzsche, o autor cede à revista o direito à primeira publicação do texto, mantendo, contudo, o direito de reutilizar o material publicado, por exemplo, em futuras coletâneas de sua obra.