Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato *.doc, *.docx ou *.odt.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em Merriweather Light, tamanho 11, espaçamento entre linhas de 1,15; As citações com mais de 3 linhas estão com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 9, espaçamento simples.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • As citações das obras de Nietzsche obedecem o uso das siglas informadas pela revista.

Diretrizes para Autores

Os originais de artigos, resenhas e traduções devem ser apresentados em formato *.doc, *.docx ou *.odt em dois arquivos: um com as informações sobre o(a) autor(a) (conforme orientações abaixo), outro sem quaisquer informações sobre o(a) autor(a) (como documento anônimo para garantir a avaliação cega).

É recomendado que se respeite o limite de 30 páginas para os artigos e para as traduções e 6 páginas para as resenhas, incluindo as referências.

1. Formatação dos textos:

Página A4 (margens superior e inferior de 2,5cm e laterais de 3cm); recuo da primeira linha de 1,25cm; fonte principal "Merriweather Light" (tamanho 11, salvo exceções discriminadas abaixo); espaçamento entre linhas de 1,15; Alinhamento Justificado. Citações com mais de 3 linhas devem obedecer às seguintes normas: fonte tamanho 9, espaçamento entre linhas simples, recuo à esquerda de 4 cm para todas as linhas, alinhamento justificado, sem uso de aspas iniciais e finais. 

2. Estrutura dos artigos:

a) Título: Fonte tamanho 16; estilo da fonte negrito; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

b) Título em inglês: Fonte tamanho 14; estilo da fonte itálico; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

c) Nome do(a) Autor(a): Fonte tamanho 13; estilo da fonte normal; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

As informações sobre o autor devem ser colocadas logo abaixo, com fonte tamanho 11, indicando a afiliação institucional/ vínculo, Cidade, Estado, País, e-mail e endereço ORCID (Exemplo: Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do departamento de filosofia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Contato: xxx@xxx.com ORCID: https://orcid.org/xxxx).

d) Resumo: Fonte tamanho 9; estilo da fonte normal; sem Recuo; Alinhamento Justificado; espaçamento simples; No mínimo 100 e no máximo 250 palavras.

e) Palavras-chave: Fonte tamanho 9; estilo da fonte normal; sem Recuo; Alinhamento Justificado; espaçamento simples; no mínimo 3 e no máximo 5 palavras, separadas por ponto final.

f) Abstract: Instruções iguais às do resumo

g) Keywords: Instruções iguais às das palavras-chave

h) Texto

i) Referências bibliográficas

3. Estrutura das Resenhas:

a) Referência da obra resenhada: Exemplo: 

CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo. Nietzsche e o Enigma do Mundo. Lisboa: Edições Tinta-da-China, 2013. 392p.

b) Nome do(a) Autor(a): Fonte tamanho 13; estilo da fonte normal; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

As informações sobre o autor devem ser colocadas logo abaixo, com fonte tamanho 11, indicando a afiliação institucional/ vínculo, Cidade, Estado, País, e-mail e endereço ORCID (Exemplo: Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do departamento de filosofia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Contato: xxx@xxx.com ORCID: https://orcid.org/xxxx).

c) Texto

4. Estrutura das traduções:

a) Título: Fonte tamanho 16; estilo da fonte negrito; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

Em nota, é necessário que o autor forneça a indicação da fonte consultada. Exemplo: 

ANSELL-PEARSON, Keith & SERINI, Lorenzo. Friedrich Nietzsche: Cheerful Thinker and Writer. A Contribution to the Debate on Nietzsche’s Cheerfulness. Nietzsche-Studien. Berlin-New York: Walter de Gruyter, v. 51, 2022, pp.1-33.

b) Nome do(a) Autor(a): Fonte tamanho 13; estilo da fonte normal; sem Recuo; centralizado; espaçamento simples.

As informações sobre o autor devem ser colocadas logo abaixo, com fonte tamanho 11, indicando a afiliação institucional/ vínculo, Cidade, Estado, País, e-mail e endereço ORCID (Exemplo: Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do departamento de filosofia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Contato: xxx@xxx.com ORCID: https://orcid.org/xxxx).

c) Texto

Obs.: Para as traduções, deve ser anexado arquivo à parte, com a autorização da editora de publicação do texto original para a publicação da tradução nas Estudos Nietzsche.

5. Referências e Citações:

a) As citações de outros autores devem obedecer o sistema autor-data. Exemplo: (FOUCAULT, 1984, p.125).

b) Para as obras de Nietzsche:

* Tanto no caso das obras de Nietzsche quanto dos opúsculos, após a sigla correspondente (ver lista abaixo), segue-se o número, em algarismos arábicos, sem separação por vírgula, da seção, parágrafo ou aforismo citado. Por exemplo: (BM 36). Quando houver necessidade de informar o número, em algarismos romanos, de uma parte da obra, eles devem ser separados do número da seção (ou parágrafo ou aforismo) sem vírgula. Por exemplo: (GM III 8). Quando houver necessidade de informar o nome de um capítulo da obra, ele deve ser separado da sigla ou do número da parte do livro, com vírgula. Por exemplo: (ZA III, De velhas e novas tábuas 2; EH, Por que sou tão sábio 1).

* No caso de fragmentos póstumos e anotações pessoais de Nietzsche, as citações serão feitas com a abreviatura "FP", seguida da indicação do ano, de vírgula e do número do fragmento. Por exemplo: (FP 1888, 14[79]).

* Correspondência de Nietzsche

Para as citações da correspondência de Nietzsche deve-se indicar a data completa da carta e o seu destinatário. Exemplo: (Carta de 02 de janeiro de 1880 a Paul Rée). É opcional a indicação da edição utilizada, do número do volume da KSB ou da KGB e do número da página, mas, caso se faça essa menção, deve ser feita segundo esse exemplo: (KSB 8, p. 27). 

* Lista de siglas das obras de Nietzsche:

NT - O nascimento da tragédia

CE - Considerações extemporâneas

     DS - David Strauss o confessor e o escritor

     HV - Da utilidade e desvantagem da história para a vida

     SE - Schopenhauer como educador

     WB - Richard Wagner em Bayreuth

HH I - Humano, demasiado humano I

HH II - Humano, demasiado humano II

     OS - Miscelânea de opiniões e sentenças

     AS - O andarilho e sua sombra

A - Aurora

IM - Idílios de Messina

GC - A gaia ciência

ZA - Assim falou Zaratustra

BM - Além de Bem e Mal

GM - Para a genealogia da moral

CW - O caso Wagner

CI - Crepúsculo dos ídolos

AC - O Anticristo

EH - Ecce homo

NW - Nietzsche contra Wagner

DD - Ditirambos de Dioniso

* Opúsculos e outros textos inacabados ou inéditos

FP - Fragmento póstumo

DM - O drama musical grego

ST - Sócrates e a tragédia

ITS - Introdução à tragédia de Sófocles

VD - A visão dionisíaca de mundo

NP - O nascimento do pensamento trágico

STG - Sócrates e a tragédia grega

OF - Origem e finalidade da tragédia

IE - Sobre o futuro de nossas instituições de ensino

CP - Cinco prefácios para cinco livros não escritos

AN - Uma palavra de ano novo ao editor do semanário “In neuen Reich”

FT - A Filosofia na idade trágica dos gregos

VM - Sobre verdade e mentira no sentido extramoral

EA - Exortação aos alemães

5. Referências bibliográficas: 

* LIVRO DE UM SÓ AUTOR

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

 * LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES

CÉSAR, Constança Marcondes; ALMEIDA, Danilo Di Manno; DARTIGUES, André. Paul Ricoeur: ensaios. São Paulo: Paulus, 1998.

 * LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES

O’HEAR, Anthony et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997.

 * CAPÍTULO DE LIVRO

RORTY, Richard. Solidariedade ou objetividade? In: RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade: escritos filosóficos I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54.

 * ARTIGOS DE REVISTA

CIRNE LIMA, Carlos R. V. Carta sobre a dialética. Síntese, Belo Horizonte, v. 21, n. 67, p. 439-447, out./dez. 1994.

* ARTIGOS DE INTERNET

SOUZA, Carlo E. Batista. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite de Wittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: Acesso em: 23 maio. 2010.

 * DISSERTAÇÃO OU TESE

DIAS, Elsa Oliveira. Teoria das psicoses em D. W. Winnicott. 1998. 220 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

 * EVENTOS CIENTÍFICOS

CONGRESSO SUL AMERICANO DE FILOSOFIA, 7., 2005. Curitiba. Anais do Congresso X. Curitiba: PUCPR, 2005. 

Artigos

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