Nos Passos de Galateia: A Escultura e as suas imagens

Autores

  • Ana Rito Investigadora Integrada CIEBA/FBAUL - Área Educação Artística

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20451

Resumo

Partimos da hipótese de existência da “imagem-corpo”, para cá (do corpo) e para  (da imagem), num movimento ininterrupto de conceitos para a construção do “outro”. Esta “imagem-corpo”, estabelece-se no diálogo entre o corpo bidimensional da imagem projetada e o corpo-carne-matéria do espectador no dispositivo da instalação espacial site-specific. Galateia surge como figura que, vinda de uma tradição mítica, corporiza a ideia que aqui se persegue e que se constitui, como hipótese, numa presença híbrida que transita da imobilidade (morte) para a ação (vida). Assim, observamos o passo de Galateia, no instante em que a transformação se concretiza, em que o inanimado se torna vivente, situando-nos entre, no momento da passagem de uma coisa a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rito, Investigadora Integrada CIEBA/FBAUL - Área Educação Artística

Artista visual, Curadora, Investigadora e Docente. Doutorada em Belas Artes - especialidade de Instalação, é actualmente Investigadora Integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, onde desenvolve investigação em Curadoria Educativa, em parceria com várias Instituições museológicas (Fundação Calouste Gulbenkian, MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Museu Colecção Berardo e MNAC – Museu do Chiado). Dos seus projectos curatoriais destacam-se a exposição She Is A Femme Fatale, Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Museu Colecção Berardo, em 2009 (Co-Curador Hugo Barata); One Woman Show, Organização do Ciclo de Filmes em colaboração com o Festival Temps d`Images, Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Museu Colecção Berardo, em 2009; Observadores – Revelações, Trânsitos e Distâncias, Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Museu Colecção Berardo, (Co-Curadores Dr. Jean-François Chougnet e Hugo Barata);Curating The Domestic – Images@home, Trienal de Arquitectura de Lisboa, em 2013 (Co-Curador Hugo Barata); A Imagem Incorporada/The Embodied Vision – Performance para a câmara, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Co-Curador Jacinto Lageira), em 2014; Arquivo e Democracia, de José Maçãs de Carvalho, MAAT, 2017.

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

Rito, A. (2018). Nos Passos de Galateia: A Escultura e as suas imagens. Revista Farol, 14(19A), 116–132. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20451

Edição

Seção

Seção Temática