Sobre a experiência estética nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.30923

Palavras-chave:

Experiência, Estética, Redes sociais, Jorge Larrosa

Resumo

Esta pesquisa aborda questões epistemológicas ligadas à experiência, em especial àquelas vinculadas à circulação da arte no contexto das mídias sociais. Baseados sobretudo nos estudos de Jorge Larrosa sobre o conceito de experiência, refletimos sobre as suas possíveis consequências na circulação de obras artísticas no território das mídias sociais. Como resultado, ressaltamos a dificuldade, ou mesmo a frequente impossibilidade, da realização de uma experiência estética no universo das redes sociais mais acessadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Ribeiro Malacarne Paiva, UFES

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional pela mesma instituição. Tem interesse nas áreas de psicanálise, nas intersecções da psicologia com a Literatura e as Artes, e nas formações contemporâneas de subjetividade.

Guilherme Wandermurem Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do curso de música da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza (1933). In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, p. 123-128, 2012.

___. O Narrador (1936). In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, p. 213-240, 2012.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, p. 133-160, 2002a.

___. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002b.

___. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

JUNQUEIRA, F. M. Arte Contemporânea: Experiências poéticas. In: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e IV Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores, 2016, Boa Vista, p. 600-613.

TOMAZ, T.; SILVA, G. C. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2018.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Paiva, B. R. M., & Martins, G. W. (2024). Sobre a experiência estética nas redes sociais. Revista Farol, 19(29), 231–241. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.30923

Edição

Seção

Artigos