Lina Bo Bardi e o desenho do móvel moderno para o Studio de Arte Palma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.37993

Palavras-chave:

Lina Bo Bardi, mobiliário, arquitetura, modernismo, Studio de Arte Palma

Resumo

Este trabalho trata do design de mobiliário desenvolvido por Lina Bo Bardi para o Studio de Arte Palma e de como a arquiteta conseguiu imprimir elementos locais aos desenhos de seus móveis, mesmo recém-chegada ao país. Para entender a razão do interesse de Lina no resgate cultural, partimos de sua formação na Itália, de onde ela trouxe muitas das ideias que pôs em prática no Brasil. Os conhecimentos adquiridos nas atividades e nas alianças firmadas com outros profissionais no país natal, no Brasil, se combinaram às oportunidades oferecidas pelo processo de urbanização e pelo desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira, àquela altura detentora de fama mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Freitas Coura, Universidade de Brasília

Mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

Livros

FERRAZ, Marcelo (Coordenador editorial). Lina Bo Bardi. 2ª edição. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1996.

CHEN, Aric. Brasil modern: the rediscovery of twentieth-century Brazilian furniture. 1ª Edição americana. New York: R& Company and the Monacelli Press, 2016.

LIMA, Zeuler R.M. de A.Lima. Lina Bo Bardi. New Haven, Connecticut, EUA: Yale University Press, 2013.

SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. Móvel Moderno no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Editora Olhares, 2015.

Catálogo

Lina Bo Bardi 100 – Brazil’s Alternative Path to Modernism (Catálogo). Alemanha: Hatje Cantz Verlag, 2014.

Artigos em periódicos

SANCHES, Aline Coelho. O Studio de Arte Palma e a fábrica de móveis Pau Brasil: povo, clima, materiais nacionais e o desenho de mobiliário moderno no Brasil. In: Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. nº 1. Programa de pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP). São Carlos: 2/2003.

Referências obtidas por meio eletrônico

KORNIS, Mônica Almeida. Sociedade e cultura nos anos 1950. Disponível em: < https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950> Acesso em 24 jan. 20

TODD, Laura May. Retracing the modernista steps of Lina Bo Bardi and Studio d’Arte Palma. Disponível em: <https://www.wallpaper.com/design/lina-bo-bardi-gladstone-64-gallery-new-york> Acesso em 01 set 2020

Teses e dissertações

CARVALHO, Waleska Almeida de. O armário do arquiteto: o diálogo de Bruno Zevi com a história. Dissertação (Mestrado em Arquitetura – Área de concentração: Conservação e Restauro). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador: 2005.

PONZIO, Angélica Paiva. Gio Ponti – Bio. In: As Casas de Gio Ponti: O Mobiliário como Instrumento de Projeto. Tese (Doutorado – Arquitetura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2013.

Publicações seriadas

Móveis Novos. HABITAT – revistas das artes no Brasil, nº 1, São Paulo,Out-Dez. 1950 .

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Coura, F. F. (2022). Lina Bo Bardi e o desenho do móvel moderno para o Studio de Arte Palma . Revista Farol, 18(26), 128–140. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.37993

Edição

Seção

Artigos