https://periodicos.ufes.br/farol/issue/feed Revista Farol 2020-10-26T19:54:42-03:00 Angela Grando angelagrando@yahoo.com.br Open Journal Systems <p>A Revista Farol é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, esta revista apresenta-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos.</p> https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/31276 Estudos interartes 2020-07-13T13:50:02-03:00 Alexandre Siqueira de Freitas alexandre_sfreitas@yahoo.com.br Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira geraldogegeg2@gmail.com <p>Este texto se dirige à temática interartes a partir de diversas perspectivas teórico-conceituais. Parte-se de questões relacionadas às “substâncias comuns das artes”, presentes em reflexões de John Dewey, para, em seguida, abordar a conceituação de termos que, de algum modo, se ligam ao estudo interartes: sinestesia, tradução, espaço acústico, arte sonora e hibridismo. Com este breve estudo, esperamos estabelecer algumas bases para futuras investidas teóricas e/ou práticas no campo das interartes.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Alexandre Siqueira de Freitas, Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32690 Avenida Brasília Formosa 2020-09-24T12:41:40-03:00 Christine Mello ufes.colartes@gmail.com Katrin Riato ufes.colartes@gmail.com <p>Em Avenida Brasília Formosa (2010) o diretor Gabriel Mascaro realiza uma série de tensionamentos relacionados ao cinema contemporâneo por meio de atravessamentos artísticos e midiáticos, linguagens em trânsito, processos e contaminações entre tecnologia, arte e vida.&nbsp; Como uma forma de reflexão sobre a cena contemporânea, esse artigo busca analisar os processos do cinema acerca das produções colaborativas (<em>brodagem</em>), a produção de subjetividade através da mediação da câmera com o corpo, a performance, as hibridizações entre linguagens, os novos modos de produção de presença e as ações micropolíticas no cotidiano.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Christine Mello, Katrin Riato https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/13252 Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky 2020-06-18T21:56:21-03:00 Elaine Athayde Alves Tedesco elaine.tedesco@yahoo.com.br <p>O presente texto apresenta uma leitura da obra "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. A partir de depoimentos do artista e dos conceitos “efeito filme”, de Philippe Dubois; “mestiçagem”, de Icleia Cattani; e “montagem dialética e montagem simbólica”, de Jacques Rancière, procurou-se entender como a montagem com justaposição de fotografias, realizada a partir da apropriação de cenas de filmes disponíveis na internet, resulta em uma narrativa aberta.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Elaine Athayde Alves Tedesco https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/31257 Arte-Mídia-Ciência-Tecnologia 2020-07-13T13:38:58-03:00 Ernandes Zanon Guimarães ezanoncontato@gmail.com <p>Hoje, cada vez mais, os artistas visuais lançam mão de equipamentos tecnológicos como câmeras e computadores para produzir imagens. O artigo investiga a relação arte-mídia-ciência-tecnologia que se coloca como a forma mais atual da criação artística. Os dispositivos, as técnicas e os efeitos utilizados pelos artistas para produzir e exibir seus trabalhos não são apenas equipamentos inertes, ao contrário, eles estão carregados de significados, e colocam os artistas diante do desafio de ultrapassar o determinismo tecnológico embutido nas máquinas e aparelhos.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Ernandes Zanon Guimarães https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32684 Apresentação 2020-09-24T11:50:56-03:00 Editores . ufes.colartes@gmail.com <p>O domínio da natureza no sentido de transformar objetos naturais em ferramentas por meio de algum procedimento técnico, vai ser determinante para que a humanidade se diferencie dos demais animais no planeta. O homem apodera-se da natureza e a transforma, criando ferramentas a partir dos objetos naturais; entretanto, ele amplia seu universo de domínio quando compreende que não precisa se limitar apenas à adaptações para superar necessidades cotidianas, mas que ele poderia produzir instrumentos prevendo possibilidades de uso futuro (Fischer, 1981). Outrossim, podemos pensar que arte e técnica são tão antigas quanto a história da humanidade, o que nos leva de volta a Benjamim e a interação entre o mundo técnico e o mundo simbólico, em especial em tempos de materialidades eletroeletrônicas. [...]</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Editores . https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32686 Recoding Art 2020-09-24T12:03:20-03:00 Bruno Moreschi ufes.colartes@gmail.com Gabriel Pereira ufes.colartes@gmail.com <p>When Varèse lived in that street sixty years earlier, he was creating <em>Poème Electronique</em>, a commission from the Philips company. The eight-minutes song would become the soundtrack of the pavilion created by Le Corbusier at the <em>1958 Brussels World's Fair</em>. For this composition, Varèse gathered trivial sounds from Eindhoven, noises that would only be the disposable sounds of everyday life for many. But not the composer who, exhibiting keen attention and sensitivity, saw poetic power in these sounds and produced a striking composition. [...]</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Bruno Moreschi, Gabriel Pereira https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32687 Apresentação seção temática 2020-09-24T12:09:33-03:00 Daniel Hora ufes.colartes@gmail.com <p class="Standard" style="line-height: 150%;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este número da <strong>Revista FAROL </strong>reúne em sua Seção Temática oito artigos selecionados a partir da convocatória lançada com o título <strong>Estudos Interartes: mediações entre sistemas naturais e culturais</strong>. Os textos tratam do campo ampliado em que se desdobram relações poéticas e estéticas intrínsecas à cooperação entre diversos arranjos de complexidades por meio de máquinas algorítmicas. No conjunto, os autores trazem reflexões sobre aspectos práticos e teóricos da ampla conectividade e do hibridismo de fenômenos integrados sob o impulso do paradigma informacional e da digitalização. [...]</span></p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Daniel Hora https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30918 Híbridos na arte computacional 2020-07-13T13:24:41-03:00 Artur Cabral Reis arturcabralreis@gmail.com Suzete Venturelli suzeteventurelli@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo discorre sobre a investigação teórica envolvendo redes e algoritmos bio-inspirados, na procura de uma coexistência entre as complexidades de uma vida orgânica e de uma “vida” computacional, para despontar uma ecologia híbrida mediada por conexões complexas internas e externas à obra de arte.</span> <span style="font-weight: 400;">Paralelamente, discorre sobre os métodos e práticas referente a criação de obras de arte, as quais buscam uma hibridização entre sistemas biológicos e máquinas com comportamentos dinâmicos, autônomos e evolutivos emergentes entre arte, biologia, computação e design, no contexto simbólico. </span></p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Artur Cabral Reis, Suzete Venturelli https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/31278 O DigitalSelf em Corpo ARtifício 2020-07-13T13:34:57-03:00 Carolina Dias de Almeida Berger contato@carolinaberger.com.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo expõe aspectos conceituais da pesquisa prático-teórica </span><em><span style="font-weight: 400;">#DigitalSelfPresenceLab </span></em><span style="font-weight: 400;">no desenvolvimento do projeto interdisciplinar de performance em realidade aumentada </span><em><span style="font-weight: 400;">Corpo ARtifício</span></em><span style="font-weight: 400;">. Explicita aspectos conceituais e processo de desenvolvimento de pesquisa de corporalidade e movimento para obra concebida com tecnologia de realidade aumentada a partir de protótipo de experiência imersiva. Trata-se de uma reflexão sobre corporalidade e a presença expressiva para imagem-síntese, e é uma análise do paradoxo da presença que submerge da investigação sobre corpo e tecnologia.</span></p> <p><br><br></p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Carolina Dias de Almeida Berger https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32688 Sonhos Quimioinformáticos 2020-09-24T12:18:58-03:00 Clarissa Ribeiro ufes.colartes@gmail.com <p>A tessitura é a de um <em>continuum</em> entre o bioquímico e o computacional, considerando perscrutar as bases da poética da artista que, aqui, se coloca como observadora de seu processo criativo. Apresenta-se uma sequência de entradas que incluem, em diálogo com o pensamento cibernético e a arte tecnoética, áreas como quimioinformática e biologia quântica, para que seja possível compartilhar a gênese do conceito <em>molmedia</em> (neologismo introduzido pela artista), e sua exploração em trabalhos como a instalação Inalando Consciência.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Clarissa Ribeiro https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/31127 Arte Sonora e Emergência 2020-06-23T19:39:17-03:00 Ianni Luna ianniluna@gmx.de <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo relaciona o conceito de emergência em sistemas complexos à proposições estéticas desenvolvidas no âmbito da arte sonora. Para tanto serão elaboradas intersecções conceituais interdisciplinares entre arte, ciência e tecnologia, com o intuito de estabelecer confluências capazes de potencializar os sentidos poéticos de uma arte generativa capaz de endereçar problemáticas de autoria e colaboração no cerne da discussão entre humano e não humano em artes.</span></p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Ianni Luna https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30919 Ruínas que inspiram 2020-06-12T14:37:09-03:00 Michele Augusto mdaugusto@yahoo.com <p>O artigo apresenta um projeto artístico de performance virtual de moda/figurino, tendo como cenário e objeto de estudo as Ruínas do Convento do Carmo de Lisboa. Utilizando a fotografia e sofwares de edição de imagem como agentes mediadores do processo criativo, promovendo maior conexão entre a criação e os objetos de pesquisa. Buscando resultados de produção de sentido, observando as alterações da composição e significados, a fim de analisar os resultados das experimentações e realizar reflexões teóricas.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Michele Augusto https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30930 Figuras na Paisagem e Circuladô, de André Parente 2020-07-13T13:45:31-03:00 Natasha Marzliak natashamarzlaik@hotmail.com <p>Na diluição das fronteiras entre as linguagens da arte e do cinema e usando sistemas de programação, André Parente cria ambientes de realidade virtual. À luz de uma ética pautada na modificação de antigos e construção de novos territórios, seu trabalho compreende conceitos e práticas que se iniciam no pré-cinema e que se alongam e se atualizam no pós-cinema. Na integralidade do dispositivo gesto do artista-obra-recepção e o conjunto de seus aspectos éticos, estéticos e poéticos, investiga-se suas práticas transmidiáticas, representadas aqui pelos trabalhos “Figuras na Paisagem” e “Circuladô”, num movimento dialético com a estética da arte, sobretudo por meio de interfaces filosóficas que operam em sistemas de redes transdisciplinares.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Natasha Marzliak https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30909 o espaço, ou a experiência das distâncias 2020-07-13T13:17:56-03:00 Raul Dotto Rosa raoul.dotto@gmail.com <p>O artigo propõe uma reflexão sobre o processo poético que envolve a produção artística DNTR° [dentro]. Apresentada ao público em 2018, a instalação oferece uma experiência participativa, na qual as percepções habituais de uma galeria são alteradas através de imagens digitais. No processo, objetiva-se a transformação da experiência física do espaço expositivo, por meio de uma variabilidade visual, sonora e tátil da imagem. No fazer, diferentes elementos são organizados na sala de exposição relacionando-se através do conceito de dispositivo poético, a fim de produzir pensatividade sobre a presença do espectador na geração da própria obra</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Raul Dotto Rosa https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32689 Diferentes sociocosmologias nas teleperformances do Perforum 2020-09-24T12:34:37-03:00 Yara Guasque ufes.colartes@gmail.com <p>As sociocosmologias dos povos nativos e dos afrodescendentes poderiam ter sido mais fecundas nas teleperformances do Perforum nas celebrações do Brasil 500 anos. Impulsionaram várias performances sem, no entanto, atravessarem o corpus teórico dos integrantes do Perforum na época. A relevância necessária sobre o devir-negro e o devir-ameríndio dos anos por vir só foi alcançada com as leituras teóricas mais recentes sobre a descolonização.</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Yara Guasque https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/32691 Recoding Art 2020-09-24T12:56:41-03:00 Bruno Moreschi ufes.colartes@gmail.com Gabriel Pereira ufes.colartes@gmail.com <p>Quando Varèse morou naquela rua sessenta anos antes, ele criou o <em>Poème Electronique</em>, uma obra comissionada pela empresa Philips. A música de oito minutos se tornaria a trilha sonora do pavilhão criado por Le Corbusier para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958. Para essa composição, Varèse reuniu sons triviais de Eindhoven –– para muitos, ruídos que seriam apenas sons descartáveis ​​da vida cotidiana. Esbanjando muita atenção e sensibilidade, o compositor enxergou algo poético nesses sons e produziu uma composição impressionante. Nesta pesquisa, seguimos um caminho semelhante: avaliar o que parece insignificante para muitos. No primeiro dia em Eindhoven, o simpático coordenador de tecnologia do Van Abbemuseum Peter Classen entregou a Moreschi um <em>pen drive</em> com 654 imagens das obras da coleção do museu que estavam em exibição (nas mostras The Making Of Modern Art e The Way Beyond Art). Via internet, as imagens foram enviadas para Pereira, que já sabia exatamente o que fazer com elas, assim que as recebeu. [...]</p> 2020-10-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Bruno Moreschi, Gabriel Pereira