Variações metodológicas da pesquisa em arte

heurística híbrida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44125

Palabras clave:

Poéticas visuais, Heurística Híbrida, Processo criativo, Metodologia, Arte

Resumen

O presente texto busca possíveis respostas para a questão relativa ao que pode ser uma pesquisa em poéticas visuais. Articulando reflexões a partir das concepções sobre heurística híbrida proposta por Agnus Valente (2015) analisa e discute procedimentos operatórios no campo da investigação artística envolvendo processos criativos. Autoras como Sandra Rey (2002) e Icleia Cattani (2002) são acionadas para colaborar com as reflexões propostas. Por fim, considera-se que as contribuições do autor em questão para o campo da pesquisa em arte, no que tange aos processos heurísticos híbridos, amplia, flexibiliza e oferece alternativas para se pensar e fazer pesquisa no campo artístico utilizando-se de procedimentos condizentes com a natureza singular da área, para além das metodologias tradicionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdemir de Oliveira, UEA/UFSM

Candidato a Doctor en Artes Visuales por el Programa de Postgrado en Artes Visuales de la Universidad Federal de Santa María - UFSM. Investiga danza, artes visuales, performances, arte y mediaciones tecnológicas y videodanza.

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, UFSM

Profesor asociado del Departamento de Artes Visuales de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), RS. Líder del Grupo de Investigación en Arte y Diseño del CNPq. Licenciado en Artes Visuales/Dibujo y Plásticos (Licenciatura) UFSM (1984), Licenciatura en Diseño/Comunicación Visual (Licenciatura) por la UFSM (1986), Especialización en Diseño de Superficies por la UFSM (1990), Maestría en Ingeniería/Gestión de Producción Doctor en Diseño por la Universidad Federal de Santa Catarina (2001) y Doctor en Ingeniería de Producción/Gestión del Diseño por la Universidad Federal de Santa Catarina (2006). Profesor asociado de la Universidad Federal de Santa María, RS, actualmente Coordinador del Programa de Posgrado en Artes Visuales (PPGART-UFSM). Es miembro del Consejo Editorial del PPGART y del Comité Editorial de la Revista PPGART Contemporánea. Es miembro de ANPAP (Asociación Nacional de Investigadores de Artes Visuales, Brasil) y miembro de Artech International (Asociación Internacional de Artes Informáticas).

Citas

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 35 - 50.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1994.

REY, Sandra. Da teoria à prática: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. In: Porto Arte. Ed. Universidade UFRGS, 1996. V. 7. N. 13. P. 69 – 80.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em arte. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123 – 140.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. São Paulo: Paulus, 2003. Revista Famecos. Porto Alegre: n. 37, p. 20-24, dezembro de 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4955/495550193004.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

VALENTE, Agnus. Heurística híbrida e processos criativos híbridos: uma reflexão sobre as metodologias da criação no contexto do hibridismo em artes. In: FIORIN, Evandro; LANDIM, Paula da Cruz; LEOTE, Rosangela da Silva (Org.). Arte-ciência: processos criativos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. (Coleção PROPe Digital - UNESP). ISBN 9788579836244. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/123646. Acesso em: 23 jun. 2020.

VALENTE, Agnus. Útero portanto Cósmos – hibridação de meios, sistemas e poéticas de um sky-art interativo. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) -Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-14052009-154333/pt-br.php. Acesso em: 02 jul. 2020.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Publicado

27-08-2024

Cómo citar

Oliveira, V. de, & Minuzzi, R. de F. B. (2024). Variações metodológicas da pesquisa em arte: heurística híbrida. Farol, 20(30), 213–222. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44125

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a