Chamada para publicação da Fernão n. 11 e 12 de 2024

12-09-2023

Quatro seções comporão o periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra literária de Waldo Motta (para o número 11) e de Elizabeth Martins (para o número 12).
  2. Memória: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura brasileira do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura brasileira do Espírito Santo.
  4. Resenha autoral [NOVA]: publicará comentários críticos dos/as próprios/as autores/as, nascidos/as ou residentes no Espírito Santo, a respeito de seus livros literários ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura brasileira do Espírito Santo, desde que publicados de 2019 em diante.

Entenda-se como literatura brasileira do Espírito Santo, para fins de publicação na Fernão, tanto aquela feita por autor/a natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o/a que, natural de outros estados ou de outros países, tenha entre nós produzido e publicado obra literária.

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até o dia 29 de abril de 2024.

Serão aceitos e publicados trabalhos de especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os, doutoras/es, além de graduandas/os e graduadas/os em coautoria com algum/a desses/as pesquisadores/as, que sejam aprovados pelas/os pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais, em anexo. Para a resenha autoral, não será exigida essa titulação.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO

Chamada

Até 29 de abril de 2024

Envio dos trabalhos às/aos pareceristas

30 de abril

Emissão de parecer

De 30 de abril a 20 de maio

Envio dos pareceres às/aos colaboradoras/es

21 de maio

Revisão dos trabalhos pelas/os colaboradoras/es

De 21 a 31 de maio

Editoração do número 11

Junho

Publicação eletrônica do n. 11

Julho

Editoração do número 12

Outubro-novembro

Publicação eletrônica do n. 12

Dezembro

Editor/a do número 11:

Marcel Bussular Martinuzzo (Instituto Federal de Educação do Amazonas)

Renata Bomfim (Academia Espírito-santense de Letras)

Editoras do número 12:

Arlene Batista (Universidade Federal do Espírito Santo)

Adriana Falqueto Lemos (Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais)

Andressa Zoi Nathanailidis (Universidade Federal do Espírito Santo)

Editor-gerente do Periódico:

Sérgio da Fonseca Amaral (Universidade Federal do Espírito Santo)

Normas Editoriais:

  1. Para a seção Portfólio, serão aceitos trabalhos de 12 a 30 páginas digitadas em espanhol, francês, inglês, italiano ou português. Só serão acatados para essa seção artigos inéditos sobre a obra de Waldo Motta (para o número 11) e de Elizabeth Martins (para o número 12), com autoria e/ou coautoria de pesquisadoras/es em diversos níveis de titulação: especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es. Graduandas/os e graduadas/os poderão submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um/a coautor/a com um daqueles títulos. Para a seção Memória e Seleta, as/os autoras/es e coautoras/es em diversos níveis de titulação deverão apresentar ou introduzir criticamente os textos escolhidos para edição, reedição ou antologia em cerca de três páginas, ficando livre o número de páginas do corpus escolhido. Para a seção Resenha autoral, as/os autoras/es deverão desenvolver os textos autocríticos em cerca de cinco páginas.
  1. Os pareceres de pelo menos dois/duas especialistas serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:

Para a seção Portfólio:

- Exposição do objetivo do trabalho;

- Base teórica clara, consistente e adequada;

- Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria indicada;

- Discussão convincente;

- Conhecimento de estudos atualizados;

- Contribuição pessoal para o tema proposto;

- Revisão e normalização.

Para a seção Memória e Seleta:

- Relevância do texto escolhido;

- Apresentação crítica de que constem esclarecimentos sobre o texto selecionado, critérios de seleção, metodologia de edição.

- Revisão e normalização.

Para a seção Resenha autoral:

- Relevância do livro escolhido;

- Obra publicada de 2019 em diante.

-Formatação:

Referência bibliográfica (no cabeçalho do texto).

Exposição dos dados biobibliográficos gerais sobre a/o autora/autora.

Apresentação do tema, gênero (se for o caso), linguagem, ideias principais da obra resenhada.

Autoapreciação da/o resenhista.

Revisão e normalização.

  1. Os textos de cada seção deverão apresentar:

Portfólio:

Título do artigo na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome/s das/os autoras/es, titulação acadêmica e instituição em que atua/m profissionalmente ou desenvolve/m os estudos; resumo na língua do artigo e em inglês, palavras-chave na língua do artigo e em inglês, texto, referências e anexos.

Memória e Seleta:

Título do texto na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome/s das/os autoras/es, titulação acadêmica e instituição em que atua/m profissionalmente ou desenvolve/m os estudos; texto e documentos ou obras selecionadas.

Resenha autoral:

Cabeçalho com referência do livro resenhado, centralizado; nome da/o resenhista e texto.

  1. A digitação do texto deverá ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, parágrafos em modo justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem normal. Dever-se-á evitar formatação automática de espaçamentos no texto.
  2. Os resumos, para a seção Portfólio, deverão ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New Roman, corpo 10, seguirá na mesma linha e deverá ficar entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da discussão.
  3. As palavras-chave, para a seção Portfólio, deverão ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto. Dever-se-á evitar uso de termos muito genéricos, como “Literatura” (Literatura do Espírito Santo), “Arte” (Literatura e Artes plásticas), “Poesia” (Miguel Marvilla – Poesia), “Crítica” (Festa na sombra – Crítica literária) etc.
  4. Os títulos de seções, no caso de Portfólio, Memória e Seleta, deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deverá ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios e afins. Dever-se-á evitar títulos de seção como “Introdução”, “Conclusão” ou congêneres.
  5. As referências no texto, para a seção Portfólio, Memória e Seleta, deverão ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (Silva, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, dever-se-á utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.
  6. A citação deverá seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre deverão vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros ou destacados). Exemplos de corpora analisados deverão vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman normal, corpo 10.
  7. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deverá enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.
  8. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, deverão aparecer em sequência numérica, espaçamento simples, fonte Times New Roman normal, fonte corpo 10. Se houver nota no título, deve-se marcar com asterisco (*). Não se deverá usar nota para citar referência bibliográfica.
  9. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) deverão ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras deverão ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações deverão ser identificados por legendas.
  10. Os anexos deverão ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deverá incluir referência bibliográfica completa.
  11. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, deverão ser antecedidas do termo “Referências”, em negrito. A primeira deverá ser redigida na segunda linha abaixo desse termo. As/os autoras/es deverão ser citadas/os em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de um/a mesmo/a autor/a deverão ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.
  12. A/o autora/autor deverá apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações.

E-mail para contato e envio dos trabalhos: neples.ppgl@gmail.com