O romance histórico Cotaxé: romance do efêmero estado de União de Jeovah, de Adilson Vilaça, e seu impacto na memória coletiva e na historiografia capixaba

Autores

  • Victor Augusto Lage Pena Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB-Campus Paulo Freire)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da representação do passado presente no romance Cotaxé: romance do efêmero estado de União de Jeovah, de Adilson Vilaça, e como ela contribuiu para a construção de uma narrativa historiográfica sobre o Movimento Udelinista, movimento agrário que ocorreu na região noroeste do Espírito Santo entre as décadas de 1940 e 1960. O romance apresenta uma construção estereotipada sobre o movimento, tratando-o como um movimento messiânico e como criação do Estado União de Jeovah. Além do romance, Vilaça também escreveu textos historiográficos reforçando alguns estereótipos presentes no romance histórico. Nosso objetivo é apresentar como outras pesquisas demonstram os problemas e limites desta construção representativa sobre o passado, propondo uma revisão historiográfica. A análise da narrativa de Vilaça nos possibilita compreender quais foram os impactos dela na construção de memórias coletivas sobre o passado de Cotaxé. Percebemos que existe um conflito de representações, no qual, na memória e na historiografia, existem no mínimo duas possibilidades interpretativas sobre o passado do movimento agrário de Cotaxé.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura e História. Romance histórico – Adilson Vilaça. Adilson Vilaça – Cotaxé: romance do efêmero estado de União de Jeovah. Movimento Udelinista – Tema literário. Cotaxé – Tema literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

Portfólio (Artigos)