Questões de Michel Foucault à revista Hérodote e respostas dos geógrafos

Autores

  • Ana Maria Leite de Barros Universidade Federal do Espirito Santo
  • Claudio Zanotelli Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO21.12161

Resumo

Esse texto foi traduzido livremente do original em francês da Revista Hérodote, abril-junho, segundo trimestre de 1977, n.6, p.3-39, por Ana Maria Leite de Barros e teve revisão técnica de Cláudio Luiz Zanotelli. A versão original da revista foi obtida de gallica.bnf.fr/Bibliothèque Nationale de France.

Trata-se de texto inédito em português. Ele é o prosseguimento lógico do primeiro dialogo estabelecido entre Foucault e os geógrafos que gravitavam entorno da Revista Herodote fundada por Yves Lacoste. Em efeito, no primeiro número de revista Hérodote, primeiro trimestre de 1976, janeiro-março, esse geógrafos apresentaram questões a Michel Foucault que as respondeu e a entrevista foi publicada nesse mesmo número (p.71-85). Essa entrevista com Michel Foucault foi traduzida no Brasil por Roberto Machado e Angela Loureiro de Souza e publicada dentre outros artigos no livro Microfísica do poder em capitulo intitulado Sobre Geografia, (Michel Foucault, Microfísica do poder, p.153-166, Rio de Janeiro: Graal, 1999 [ primeira edição em português 1979].

O dialogo ora apresentado prolonga o debate, pois desta feita é Foucault que endereça questões os geógrafos. São inúmeros geógrafos que respondem às questões, dentre eles Milton Santos,  Jean-Bernard Racine e Claude Raffestin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Leite de Barros, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestre em Geografia pelo Progrma de Pos-Graduação em Geografia da UFES

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

LEITE DE BARROS, A. M.; ZANOTELLI, C. Questões de Michel Foucault à revista Hérodote e respostas dos geógrafos. Geografares, [S. l.], n. 21, p. 3–24, 2016. DOI: 10.7147/GEO21.12161. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/12161. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Traduções