De ida e volta: vulnerabilidade e exclusão do mercado de trabalho de migrantes nos Estados Unidos e de retornados no México em um contexto demográfico e migratório dinâmico

Autores

  • Andrea Bautista Leon University of Texas at San Antonio

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO24.17064

Resumo

O cenário atual da migração entre o México e os Estados Unidos tem características nunca antes vistas, com a redução da migração para o norte e um retorno inesperado dos mexicanos às suas comunidades de origem. No entanto, ao mesmo tempo e independentemente dos fatos, na política de imigração ocorre a intensificação do controle de fronteiras. Neste artigo, as tendências demográficas da força de trabalho são estudadas sob uma perspectiva binacional e longitudinal através da construção de um semi-painel. Os resultados mostram tendências convergentes em ambas as populações em direção a um envelhecimento gradual e a concentração de mexicanos nos Estados Unidos na idade adulta joven, além do retorno de mexicanos em todas as faixas etárias ao mercado de trabalho. Também mostra a segmentação persistente do mercado de trabalho dos EUA e da vulnerabilidade que os retornados enfrentam no México.

Palavras-chave: Migração México-EUA; Migração de Retorno; Mercado de Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Bautista Leon, University of Texas at San Antonio

PhD Candidate

Demography

Publicado

15-12-2017

Como Citar

BAUTISTA LEON, Andrea. De ida e volta: vulnerabilidade e exclusão do mercado de trabalho de migrantes nos Estados Unidos e de retornados no México em um contexto demográfico e migratório dinâmico. Geografares, Vitória, Brasil, n. 24, p. 132–144, 2017. DOI: 10.7147/GEO24.17064. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17064. Acesso em: 5 nov. 2024.