De ida e volta: vulnerabilidade e exclusão do mercado de trabalho de migrantes nos Estados Unidos e de retornados no México em um contexto demográfico e migratório dinâmico
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO24.17064Resumo
O cenário atual da migração entre o México e os Estados Unidos tem características nunca antes vistas, com a redução da migração para o norte e um retorno inesperado dos mexicanos às suas comunidades de origem. No entanto, ao mesmo tempo e independentemente dos fatos, na política de imigração ocorre a intensificação do controle de fronteiras. Neste artigo, as tendências demográficas da força de trabalho são estudadas sob uma perspectiva binacional e longitudinal através da construção de um semi-painel. Os resultados mostram tendências convergentes em ambas as populações em direção a um envelhecimento gradual e a concentração de mexicanos nos Estados Unidos na idade adulta joven, além do retorno de mexicanos em todas as faixas etárias ao mercado de trabalho. Também mostra a segmentação persistente do mercado de trabalho dos EUA e da vulnerabilidade que os retornados enfrentam no México.
Palavras-chave: Migração México-EUA; Migração de Retorno; Mercado de Trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).