Processos Dinâmicos e Análise Geomórfica Integrada no Maciço Central de Vitória – Espírito Santo. Subsídios aos Estudos de Compartimentação Geomorfológica.
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO11.1731Resumo
Buscar um conceito de paisagem que ofereça condições operacionais para concretização de um estudo geomorfológico dos elementos que compõem as formas de relevo de um maciço costeiro. Eis a principal característica que norteia a concepção de ciência geomorfológica desta pesquisa, que utiliza variáveis pedológicas, geológicas e hidrológicas, para realizar um estudo geomorfológico capaz de subsidiar a construção de um conhecimento mais minucioso e detalhado da origem e dinâmica do relevo em pequenos compartimentos. Partindo então, de uma análise geomórfica integrada de um pequeno compartimento de relevo, foi possível visualizar em um quadro explicativo, o grau de importância dessas variáveis, para compreensão morfogenética e morfodinâmica dos elementos de formas e das formas de relevo que compõem o modelado deste compartimento, e com isso, propor a aplicação do estudo para outras áreas.
10.7147/GEO11.1731
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).