Processos Dinâmicos e Análise Geomórfica Integrada no Maciço Central de Vitória – Espírito Santo. Subsídios aos Estudos de Compartimentação Geomorfológica.

Autores

  • Roberto Hezer Vervloet Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO11.1731

Resumo

Buscar um conceito de paisagem que ofereça condições operacionais para concretização de um estudo geomorfológico dos elementos que compõem as formas de relevo de um maciço costeiro. Eis a principal característica que norteia a concepção de ciência geomorfológica desta pesquisa, que utiliza variáveis pedológicas, geológicas e hidrológicas, para realizar um estudo geomorfológico capaz de subsidiar a construção de um conhecimento mais minucioso e detalhado da origem e dinâmica do relevo em pequenos compartimentos. Partindo então, de uma análise geomórfica integrada de um pequeno compartimento de relevo, foi possível visualizar em um quadro explicativo, o grau de importância dessas variáveis, para compreensão morfogenética e morfodinâmica dos elementos de formas e das formas de relevo que compõem o modelado deste compartimento, e com isso, propor a aplicação do estudo para outras áreas.

10.7147/GEO11.1731

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Hezer Vervloet, Universidade de São Paulo

Doutorando em Geomorfologia no Programa de Pós-Graduação da USP. Bacharel em geografia pela UFES.

Downloads

Publicado

11-06-2012

Como Citar

VERVLOET, Roberto Hezer. Processos Dinâmicos e Análise Geomórfica Integrada no Maciço Central de Vitória – Espírito Santo. Subsídios aos Estudos de Compartimentação Geomorfológica. Geografares, Vitória, Brasil, n. 11, p. 87–113, 2012. DOI: 10.7147/GEO11.1731. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1731. Acesso em: 26 dez. 2024.