Alimento Saudável para que/m?
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17377Resumo
O objetivo deste estudo conceitual é discutir as novas dimensões - culturais, sociais e ambientais - incorporadas ao conceito contemporâneo de alimentos saudáveis. O conceito de alimento saudável hoje deve atender à proposta desafiadora de ser saudável para todos (e tudo): para aqueles que o produzem, para aqueles que comem, para animais e plantas e para o planeta. Além disso, a experiência de comer com saúde e a liberdade de escolha promove diversas experiências sociais e sentimentos antagônicos como culpa, dúvidas, ansiedade e medo de comer. Diante da multiplicidade de propostas alimentares e de dietas e, consequentemente, da variedade de opções que tais ofertas representam para os consumidores, o padrão de consumo de alimentos que os indivíduos contemporâneos definem como saudável passa a simbolizar não apenas suas próprias identidades, mas também o desejo de ser discernido e realçado, assumindo formas cada vez mais peculiares de distinção social através da alimentação.
Palavras-chave: alimento saudável; distinção social; comedor contemporâneo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).