Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar o impacto de um programa de intervenção em comércios de alimentos em área de deserto alimentar
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17604Resumo
Objetivou-se desenvolver e validar um instrumento adequado para avaliar o impacto de um programa piloto de intervenção no ambiente alimentar local para promoção da alimentação saudável em comércios de varejo de alimentos da Zona Noroeste em Santos/SP, região caracterizada como deserto alimentar. Foi realizada pesquisa formativa para validação do instrumento, incluindo reuniões de pesquisadores, varredura no território estudado para identificação dos comércios de alimentos, visitas a atores do canal de distribuição de alimentos, oficinas comunitárias com a comunidade local e entrevistas em profundidade com proprietários dos estabelecimentos para validação de conteúdo e validade aparente. Foi testada confiabilidade do instrumento por coeficiente de alfa de Cronbach. O desenvolvimento do questionário incluiu questões para avaliação da Identificação e Caracterização do Comércio; Parâmetros de Comercialização, incluindo importância de fatores para a inclusão de um novo alimento, frequência de aquisição de produtos, rentabilidade; e Escala de Fatores Psicossociais, incluindo expectativa em relação às vendas de alimentos saudáveis, expectativa em relação ao impacto, e autoeficácia em relação à comercialização de alimentos saudáveis. A validação permitiu revisão de todas as questões e alternativas de resposta do questionário, com alfa de Cronbach variante de 0,440 a 0,967 nas questões do instrumento final. Este resultado indica que o instrumento proposto foi capaz de identificar características relevantes do sistema de distribuição de alimentos á nível local e pode ser utilizado em estudos epidemiológicos para avaliação de políticas públicas territoriais elaboradas para aumento do acesso a alimentos saudáveis.
Palavras-chave: Estudos de Validação; Saúde da População Urbana; Ambiente Alimentar.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).