Território e poder em Michel Foucault: propondo um dialogo com a Geografia
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO27.19128Palavras-chave:
Foucault, Geografia, poder, territórioResumo
Este artigo pretende estabelecer um diálogo com a obra de Michel Foucault no sentido de se buscar esclarecer o sentido dado pelo autor ao conceito de Território - relacionado diretamente à construção de relações de poder- compreendendo algumas das influências de seus escritos na produção geográfica, em especial a brasileira. Pautado na arqueologia do saber e na genealogia do poder, o autor analisa a construções históricas das estruturas de poder e de controle/vigilância nas sociedades modernas, dando especial destaque à dimensão espacial dos processos sociais, deixando um legado importante, que perpassa a obra de geógrafos brasileiros e estrangeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).