A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO27.20578Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Colonialidade do Saber, Livros DidáticosResumo
Neste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).