A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial/The brazilian territorial formation in geography textbooks: in pursuit of a decolonial analysis

Autores

  • Victor Loback Universidade Federal Fluminense, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-6596-3674
  • Amélia Cristina Alves Bezerra Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.20578

Resumo

Neste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Colonialidade do Saber; Livros Didáticos.

 

ABSTRACT
In this paper, we pursue to verify how Coloniality of Knowledge engenders the scholar Geography, mainly about Brazilian territorial formation. For this, we start presenting a brief theoterical reflection about the decolonial thought and the scholar curriculum; then, we discuss narratives in textbooks about this theme; after we bring the report of five Geography teachers of public schools in Rio de Janeiro to comprehend how they handle with the approaches contained in textbooks; we conclude setting challenges to construct an decolonial teaching.

Keywords: Geography Teaching; Coloniality of Knowledge; Textbooks.

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Biografia do Autor

Victor Loback, Universidade Federal Fluminense, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Doutorando em Educação, com bolsa CAPES, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde obteve título de mestre em Educação e licenciatura em Geografia. Professor I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Amélia Cristina Alves Bezerra, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua, principalmente, com o Estágio supervisionado e a Formação de Professores; Geografias Escolares; Cidade, suas diferentes linguagens e processos formativos.

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

LOBACK, V.; BEZERRA, A. C. A. A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial/The brazilian territorial formation in geography textbooks: in pursuit of a decolonial analysis. Geografares, [S. l.], n. 27, p. 103–120, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.20578. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20578. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigos