Atualização da legenda do mapa de reconhecimento de solos do Espírito Santo e implementação de interface no Geobases para uso dos dados em SIG

Autores

  • Alexson de Mello Cunha Incra
  • Hideko Nagatani Feitoza Incaper
  • Leandro Roberto Feitoza Incaper
  • Fernando Soares de Oliveira Incaper
  • João Luiz Lani Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • John Kennedy Ferreira Cardoso Incaper
  • Filipe Silveira Trindade Laboratório de Estudos e Manejo Florestal - LEMAF/UFLA

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v2i22.30205

Resumo

 

O presente trabalho teve como objetivo a atualização das unidades de mapeamento de solos, definidas nos levantamentos publicados pelo Projeto Radambrasil/IBGE em 1983 e 1987, com foco principal nas classes de solos. Para tanto, foram utilizados dados de perfis de solos representativos daqueles levantamentos para classificá-los no atual Sistema Brasileiro de Classificação. As unidades de mapeamento que não dispõem de perfis representativos foram atualizadas com base apenas na correlação direta entre a denominação pela classificação antiga e a denominação pela classificação atual. Neste trabalho foi realizada também a atualização da legenda do mapa de reconhecimento de solos. A camada de informações referentes a solos, em formato shape, contendo tabela de atributos com dados sobre as unidades de mapeamento e as respectivas legendas (taxonomia, símbolos e cores) atualizadas encontra-se disponível, inclusive para baixar no navegador do Geobases para acesso ao público em geral. Foi também implementada uma interface geográfica específica para uso de parceiros do Geobases dedicados aos estudos de solos. Esta interface permite a análise, aquisição e entrada de novos dados, recurso esse que contribui para a não duplicação de esforços e de recursos financeiros em atividades de levantamento, cadastro e manutenção do banco de dados geoespacializados sobre solos no Estado.

Nota: A presente versão do artigo foi revisada e foram alterados alguns dados em novembro de 2021. As referências, para não acarretar confusão, da publicação continuam sendo Número 22, Volume II de 22 de dezembro de 2016, páginas 32-65, porém, em função das modificações o número de páginas foi alterado (o artigo antes tinha 33 páginas, hoje tem 47 páginas, assim todas as páginas que ultrapassam o número 65 foram numeradas da seguinte forma: 65a à 65n)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexson de Mello Cunha, Incra

Engenheiro Agrônomo, D.Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Perito Federal Agrário do Incra

Hideko Nagatani Feitoza, Incaper


Analista de Sistemas, M.Sc. em Sistemas de Informações Geográficas, Geobases/Incaper/ Serviços de suporte SIG.

Leandro Roberto Feitoza, Incaper


Engenheiro Agrônomo, Ph.D. em Estudos de Desenvolvimento - Recursos Naturais e Meio Ambiente, Incaper, Geobases/Incaper


Fernando Soares de Oliveira, Incaper


Engenheiro Florestal, D.Sc. em Ciências Florestais, Incaper, Geobases/Incaper

João Luiz Lani, Universidade Federal de Viçosa – UFV


Engenheiro Agrônomo, D.Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Prof. Titular da Universidade
Federal de Viçosa – UFV

John Kennedy Ferreira Cardoso, Incaper


Graduando em Geografia e Estagiário na Unidade Central de Gestão do Geobases/Incaper

Filipe Silveira Trindade, Laboratório de Estudos e Manejo Florestal - LEMAF/UFLA


Geógrafo, Analista de Geoprocessamento no Laboratório de Estudos e Manejo Florestal -
LEMAF/UFLA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2016

Como Citar

ALEXSON DE MELLO CUNHA; HIDEKO NAGATANI FEITOZA; LEANDRO ROBERTO FEITOZA; FERNANDO SOARES DE OLIVEIRA; JOÃO LUIZ LANI; JOHN KENNEDY FERREIRA CARDOSO; FILIPE SILVEIRA TRINDADE. Atualização da legenda do mapa de reconhecimento de solos do Espírito Santo e implementação de interface no Geobases para uso dos dados em SIG. Geografares, [S. l.], v. 2, n. 22, p. 32–65, 2016. DOI: 10.47456/geo.v2i22.30205. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/30205. Acesso em: 18 abr. 2024.