Nota de pesquisa: a privatização da Petrobras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/geo.v1i31.33516

Palavras-chave:

Petrobras, Privatização

Resumo

A presente nota busca evidenciar a dimensão do desmonte da Petrobras que vem sendo intensificada no atual contexto das políticas neoliberais no Brasil. Nesse sentido, identifica, localiza e mapeia todos os ativos dos diferentes segmentos (produção, distribuição, transporte e refino) quem foram vendidos e que estão com a venda anunciada por parte da Petrobras. Esse trabalho que foi realizado por meio de análise dos relatórios administrativos da Petrobras, por noticias de jornais, dados estatísticos da Agencia Nacional do Petróleo (ANP). Foi possível concluir que atualmente Petrobras vem passando por um enorme desmonte. Esse que se intensificou desde o golpe de 2015 quando as gestões da companhia deixaram de pensá-la como uma empresa de energia integrada e passaram simplesmente a fatiá-la em diversas ofertas ao setor privado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francismar Cunha Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui licenciatura plena, bacharelado e mestrado em Geografia pela mesma universidade.

Referências

AEPET. NTS: Tragédia anunciada e responsabilidade. Disponível em: https://aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/2126-nts-tragedia-anunciada-e-responsabilidade. 2018. Acesso em: 30 nov. 2020.

ANP. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: Acesso em: 12 jan. 2019.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2002.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2003.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2004.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2005.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2006.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2007.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2008.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2009.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2010.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2011.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2012.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2013.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2014.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2015.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2016.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2017.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2018.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2019.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2020.

CAMPOS, Adriana Fiorotti. Indústria do petróleo: desdobramentos e novos rumos da reestruturação Sul-Americana dos anos 90. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 2014.

PETROBRAS. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2002.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2003.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2004.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2005.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2006.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2007.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2008.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2009.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2010.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2010.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2011.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2012.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2013.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2014.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2015.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2016.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2017.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2018.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2019.

________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2020.

PETROBRAS. Relações com Investidores:TEASERS. Disponível em: https://www.investidorpetrobras.com.br/resultados-e-comunicados/teasers/. Acesso em: 30 nov. 2020.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

FERREIRA, Francismar Cunha. Nota de pesquisa: a privatização da Petrobras. Geografares, [S. l.], n. 31, p. 309–334, 2020. DOI: 10.7147/geo.v1i31.33516. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/33516. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)