Proposta didática de utilização de fotografias aéreas com pipas no ensino de Geografia

Autores

  • Evanio Santos Branquinho Universidade Federal de Alfenas-MG
  • Ericson Hideki Hayakawa Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.3400

Resumo

Este trabalho discorre sobre a aplicação de projeto de extensão que introduz a Fotografia Aérea com Pipa na Geografia junto a outras áreas do conhecimento. O texto apresenta as principais diretrizes e demonstra como executar este trabalho. Desde a confecção das pipas, até sua prática em campo e a análise das fotografias aéreas obtidas, sua técnica pode ser aplicada na construção de um conhecimento de forma lúdica e interdisciplinar. Pois, para sua execução, há a interrelação de conhecimentos matemáticos, físicos, históricos e geográficos. Na geografia, sua utilização pode ocorrer, entre outras áreas, no sensoriamento remoto, na climatologia, na cartografia e na análise da paisagem. Apresenta, assim, um bom potencial para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem interativas e a partir de um instrumento acessível.

Palavras-chave: Fotografia Aérea com Pipa, interdisciplinaridade, paisagem urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanio Santos Branquinho, Universidade Federal de Alfenas-MG

Sou professor adjunto no curso de Geografia há três anos na Universidade Fedral de Alfenas, no Instituto de Ciências da Terra

Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Federal de Alfenas

Bacharelado em Geografia UEL, Doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE

Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

BRANQUINHO, Evanio Santos; HAYAKAWA, Ericson Hideki. Proposta didática de utilização de fotografias aéreas com pipas no ensino de Geografia. Geografares, [S. l.], n. 13, p. 69–101, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.3400. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3400. Acesso em: 28 abr. 2024.