Proposta didática de utilização de fotografias aéreas com pipas no ensino de Geografia

Autores

  • Evanio Santos Branquinho Universidade Federal de Alfenas-MG
  • Ericson Hideki Hayakawa Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.3400

Resumo

Este trabalho discorre sobre a aplicação de projeto de extensão que introduz a Fotografia Aérea com Pipa na Geografia junto a outras áreas do conhecimento. O texto apresenta as principais diretrizes e demonstra como executar este trabalho. Desde a confecção das pipas, até sua prática em campo e a análise das fotografias aéreas obtidas, sua técnica pode ser aplicada na construção de um conhecimento de forma lúdica e interdisciplinar. Pois, para sua execução, há a interrelação de conhecimentos matemáticos, físicos, históricos e geográficos. Na geografia, sua utilização pode ocorrer, entre outras áreas, no sensoriamento remoto, na climatologia, na cartografia e na análise da paisagem. Apresenta, assim, um bom potencial para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem interativas e a partir de um instrumento acessível.

Palavras-chave: Fotografia Aérea com Pipa, interdisciplinaridade, paisagem urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evanio Santos Branquinho, Universidade Federal de Alfenas-MG
    Sou professor adjunto no curso de Geografia há três anos na Universidade Fedral de Alfenas, no Instituto de Ciências da Terra
  • Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Federal de Alfenas

    Bacharelado em Geografia UEL, Doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE

    Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Proposta didática de utilização de fotografias aéreas com pipas no ensino de Geografia. Geografares, Vitória, Brasil, n. 13, p. 69–101, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.3400. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3400. Acesso em: 27 dez. 2025.