Ontologia da Produção do Espaço na Geografia: Uma abordagem do Tema Através do Diálogo entre Milton Santos e Heidegger Sobre a Técnica

Autores

  • Luis Carlos Tosta dos Reis Departamento de Geografia e Mestrado em Geografia da UFES

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.4128

Resumo

O artigo objetiva prestar uma contribuição ao tema da ontologia do espaço na geografia problematizando-o através do paralelo entre, por um lado, o pensamento de Milton Santos acerca da relação entre técnica e ontologia do espaço e; por outro lado, o pensamento de cunho ontológico que o filósofo Martin Heidegger desenvolveu a partir de sua peculiar posição diante da questão da técnica. Essa perspectiva de problematização é proposta na medida em que permite articular a convergência de noções fundamentais ao debate teórico sobre a ontologia do espaço na geografia, quais sejam: a produção (social) do espaço; a técnica; e o tema primordial de toda investigação ontológica, o ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

TOSTA DOS REIS, Luis Carlos. Ontologia da Produção do Espaço na Geografia: Uma abordagem do Tema Através do Diálogo entre Milton Santos e Heidegger Sobre a Técnica. Geografares, [S. l.], n. 13, p. 01–39, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.4128. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/4128. Acesso em: 27 abr. 2024.