UMA ANÁLISE DO SETOR INDUSTRIAL DE CERÂMICA DE USO DOMÉSTICO E AFINS

Autores

  • Tiago Roberto Alves Teixeira Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO15.4530

Resumo

O setor industrial de cerâmica de Uso Doméstico e Afins é caracterizado pela produção de produtos como aparelhos de jantar, chá, café, bolo e semelhantes, além de produtos de decoração como vasos, fruteiras, abajures entre outros. Tal setor é de extrema importância para a economia brasileira já que é responsável por mais de 20 mil empregos e cerca de 1% do valor do produto interno bruto nacional. Atualmente o setor tem passado por diversas dificuldades onde centenas de empresas tem ido à falência. Desta maneira este trabalho tem como objetivo realizar uma breve análise do setor, o qual tem enfrentado diversos problemas frente à elevada competitividade com as grandes corporações e com outros países como China, Alemanha, França e Portugal. Como metodologia o artigo está baseado em leituras de livros, teses e artigos que tratam do tema, assim como em dados que foram coletados em órgãos com IBGE, CNAE, ALICEWEB e RAIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Roberto Alves Teixeira, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro.

Possui Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Campo Mourão). Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional (2012). Atualmente é discente do programa de mestrado da UNESP campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Geografia Econômica. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

20-12-2013

Como Citar

TEIXEIRA, Tiago Roberto Alves. UMA ANÁLISE DO SETOR INDUSTRIAL DE CERÂMICA DE USO DOMÉSTICO E AFINS. Geografares, [S. l.], n. 15, p. 227–266, 2013. DOI: 10.7147/GEO15.4530. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/4530. Acesso em: 28 abr. 2024.