Análise Dos Impactos Ambientais Da Agricultura Irrigada No Perímetro Irrigado De Pau Dos Ferros (Rn)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.4898Palavras-chave:
Impactos Ambientais, Agricultura Irrigada, Perímetro IrrigadoResumo
O Governo Federal implantou perímetros irrigados no Brasil visando amenizar problemas da seca e pobreza no Nordeste. No final da década de 1970, implantou-se um perímetro irrigado no município de Pau dos Ferros (RN). Obteve-se referências bibliográficas sobre o tema, visitas in loco e entrevistas com produtores do perímetro. Observou-se a presença de impactos negativos na área, tais como desperdício, contaminação e salinização da água, compactação e erosão do solo, desmatamento causado pela retirada da vegetação nativa para a implantação das culturas, consumo elevado de energia e problemas de saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).