As Características Do Clima De Dourados/Ms E Adjacências A Partir Da Série Histórica De 1980 A 2009

Autores

  • Heverton Schneider Universidade Federal da Grande Dourados
  • Charlei Aparecido da Silva Universidade Federal da Grande Dourados.

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.5614

Resumo

O estudo das características climáticas apresenta-se de grande importância, ocupando uma posição central no amplo campo da ciência ambiental, havendo destaque em estudos de Geografia Física. Para o desenvolvimento do presente artigo buscaram-se fundamentos da Climatologia Geográfica os quais permitiram uma explicação mais apropriada aos interesses da Geografia, levando em consideração as combinações e evidenciando-se ao mesmo tempo a importância do rítmo, o que para a Climatologia Geográfica destaca-se facilitando a compreensão da dinâmica climática de uma área. Frente aos objetivos foram selecionados cinco parâmetros meteorológicos: temperatura média (Tméd), temperatura máxima (Tmáx), temperatura mínima (Tmín), umidade relativa do ar (UR) e precipitação (mm). A escolha desses parâmetros se deu por melhor explicar e consolidar o tema proposto, visto que o entendimento sobre o estudo do clima deve-se elencar esses parâmetros meteorológicos para se atribuir uma melhor explicação sobre o tema. Nesse ínterim o artigo visou discutir as características do clima de Dourados/MS e suas adjacências no âmbito da série histórica de 30 anos focando o comportamento rítmico do clima no período de 1980 a 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heverton Schneider, Universidade Federal da Grande Dourados

Geógrafo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD.

Charlei Aparecido da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados.

Geógrafo. Mestre em GeoCiências. Doutor em Geografia. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

SCHNEIDER, Heverton; SILVA, Charlei Aparecido da. As Características Do Clima De Dourados/Ms E Adjacências A Partir Da Série Histórica De 1980 A 2009. Geografares, [S. l.], n. 16, p. 1–21, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.5614. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5614. Acesso em: 20 abr. 2024.