A HETEROGENEIDADE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: ANÁLISE A PARTIR DE FATOS ESTILIZADOS

Autores

  • Ronivaldo Steingraber Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO15.5617

Resumo

Este artigo busca analisar a dinâmica do processo de inovação na economia. Analisa-se a estrutura econômica e as condições sociais envolvidas no progresso tecnológico e a promoção de inovações. A estrutura econômica é considerada frente às características da empresa inovadora e o acúmulo de competências dedicadas à inovação. As condições sociais são analisadas frente o papel das instituições no processo de inovação. A análise destas condições para a promoção das inovações é construída por meio dos modelos sistêmicos de inovação. Fatos estilizados na literatura são verificados e comprovam as condições microeconômicas, setoriais, regionais e institucionais no desenvolvimento das inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronivaldo Steingraber, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa CatarinaProfessor do Programa de Pós-Gradução em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

20-12-2013

Como Citar

STEINGRABER, Ronivaldo. A HETEROGENEIDADE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: ANÁLISE A PARTIR DE FATOS ESTILIZADOS. Geografares, [S. l.], n. 15, p. 181–226, 2013. DOI: 10.7147/GEO15.5617. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5617. Acesso em: 27 abr. 2024.