Acessibilidade E Mobilidade Urbana No Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.5749Palavras-chave:
Acessibilidade, Mobilidade urbana, Espaços públicosResumo
O presente artigo discute questões relativas à acessibilidade e mobilidade urbana em espaços públicos - praças - de três cidades do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. O objetivo do trabalho é analisar a situação desses espaços, quanto aos itens de acessibilidade e mobilidade urbana conforme a fundamentação, legislação e normas vigentes. Realizou-se a coleta de dados com o inventário dos itens em cada local, a avaliação do atendimento e análise comparativa. Os resultados apresentaram inadequações para a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e para o cidadão sem deficiência, bem como algumas carências na mobilidade, em especial no que se refere aos transportes não motorizados. Demonstram também, a necessidade e importância em promover adequações nas estruturas desses locais e uma política urbana efetiva, que promova a inclusão social nesses espaços, criando as condições de acessibilidade e mobilidade para todos os cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).