CULTURA VISUAL: AS POTENCIALIDADES DA IMAGEM NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO ESPACIAL DO MUNDO CONTEMPORÂNEO / Visual culture: the potentialities of image in the formation of imaginary space of the contemporary world

Autores

  • Ana Francisca de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO17.8045

Resumo

O artigo derivou da conferência de abertura do III Colóquio Internacional “A Educação pelas imagens e suas geografias”,proferida pela autora. Apresenta questões sobre como as imagens contemporâneas integram a organização da nossaexperiência no mundo, intensificando a noção de cultura visual como parte integrante de uma máquina biopolítica, quese articula e se aperfeiçoa na modernidade, tendo as noções de espaço absoluto e de tempo linear como fundamentosde um regime de visualidade. Discute a tensão instaurada entre as excessivas codificações das imagens e as possibilidadesde geografias mais do que humanas. Pontua discussões sobre o caráter das imagens na geografia a partir de umafotografia de Michael Nasch (1946), apontando elementos de problematização e potencialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

DE AZEVEDO, A. F. CULTURA VISUAL: AS POTENCIALIDADES DA IMAGEM NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO ESPACIAL DO MUNDO CONTEMPORÂNEO / Visual culture: the potentialities of image in the formation of imaginary space of the contemporary world. Geografares, [S. l.], n. 17, p. 07–21, 2014. DOI: 10.7147/GEO17.8045. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8045. Acesso em: 13 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos