Turismo como aporte ao avanço do capital na vila de Itaúnas-ES e a cultura como expressão de resistência
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO18.8125Resumo
O artigo trata do turismo como aporte ao avanço do capital, com foco na comunidade tradicional de Vila de Itaúnas. Objetivamos reflexão, seguida de discussão sobre a cultura local enquanto resistência ao processo de implantação do turismo hegemônico sol e mar. Utilizamos metodologia exploratória e levantamento dos temas pertinentes à discussão, seguido de releitura de pesquisa etnogeográfica, sendo seus dados empíricos empregados para análise, e após discussão e conclusão. Argumentamos o Ticumbi como Instituição Social local, sem apropriação turística, contudo há elementos necessários à formação dos arranjos produtivos de base comunitária postos em sua espacialidade organizacional cotidiana.
PALAVRAS CHAVE: Turismo, Resistência cultural, Vila de Itaúnas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).