Turismo como aporte ao avanço do capital na vila de Itaúnas-ES e a cultura como expressão de resistência / Tourism as a contribution to the advancement of capital in village Itaúnas/ES and culture as expression of resistance.

Autores

  • Maria A. de Sá Xavier Universidade Federal do Espírito Santo Pós-doutoranda no PPGG - UFES Profa. voluntária, deptº de Geografia- UFES
  • Telma Bitencourt Bassetti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento do Turismo e Patrimônio.

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO18.8125

Resumo

O  artigo trata do turismo como aporte ao avanço do capital, com foco na comunidade tradicional de Vila de Itaúnas. Objetivamos reflexão, seguida de discussão sobre a cultura local enquanto resistência ao processo de implantação do turismo hegemônico sol e mar. Utilizamos metodologia exploratória e levantamento dos temas pertinentes à discussão, seguido de releitura de pesquisa etnogeográfica, sendo seus dados empíricos empregados para análise, e após discussão e conclusão. Argumentamos o Ticumbi como Instituição Social local, sem apropriação turística, contudo há elementos necessários à formação dos arranjos produtivos de base comunitária postos em sua espacialidade organizacional cotidiana. 

PALAVRAS CHAVE: Turismo, Resistência cultural, Vila de Itaúnas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria A. de Sá Xavier, Universidade Federal do Espírito Santo Pós-doutoranda no PPGG - UFES Profa. voluntária, deptº de Geografia- UFES

Mestrado em Ciência Ambiental - PGCA - UFF

Doutorado em Geografia - PGGeo - UFF

Pós doutoranda em Geografia - UFES

Telma Bitencourt Bassetti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento do Turismo e Patrimônio.

Mestrato em Ciência Ambiental- UFF

Doutorado Geografia - USP

Professora Doutora do Turismo - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

XAVIER, M. A. de S.; BASSETTI, T. B. Turismo como aporte ao avanço do capital na vila de Itaúnas-ES e a cultura como expressão de resistência / Tourism as a contribution to the advancement of capital in village Itaúnas/ES and culture as expression of resistance. Geografares, [S. l.], n. 18, p. 57 a 71, 2016. DOI: 10.7147/GEO18.8125. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8125. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos