CARACTERIZAÇÃO LITOESTRATIGRÁFICA E GEOTÉCNICA E CORRELAÇÕES COM A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE MOVIMENTO DE MASSA EM TALUDE DA FORMAÇÃO BARREIRAS (CARIACICA-ES)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO19.8831Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os aspectos litoestratigráficos e geotécnicos, afim de correlacioná-los à ocorrência do processo de movimento de massa (deslizamento) no talude da Formação Barreiras (Cariacica-ES). A base metodológica utilizada foi:execução de Sondagem à Percussão Standard Penetration Test (SPT); análises das camadas estratigráficas; elaboração de perfis geológicos; realização de análises de granulometria, compactação, limite de liquidez e de plasticidade e cisalhamento. Foi possível estabelecer os fatores de Instabilidade do talude e identificar a superfície de Ruptura do Deslizamento, identificando 2 (dois) níveis litoestratigráficos:i)um conjunto de camadas de material fino (argilito),em sua porção superior e; ii) um conjunto de camadas de material mais grosseiro (arenitos). Ambos os pacotes apresentam fatores de segurança abaixo de 1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).