CARACTERIZAÇÃO LITOESTRATIGRÁFICA E GEOTÉCNICA E CORRELAÇÕES COM A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE MOVIMENTO DE MASSA EM TALUDE DA FORMAÇÃO BARREIRAS (CARIACICA-ES)

Autores

  • Luiza Leonardi Bricalli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO19.8831

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os aspectos litoestratigráficos e geotécnicos, afim de correlacioná-los à ocorrência do processo de movimento de massa  (deslizamento) no talude da Formação Barreiras (Cariacica-ES). A base metodológica utilizada foi:execução de Sondagem à Percussão Standard Penetration Test (SPT); análises das camadas estratigráficas; elaboração de perfis geológicos; realização de análises de granulometria, compactação, limite de liquidez e de plasticidade e cisalhamento. Foi possível estabelecer os fatores de Instabilidade do talude e identificar a superfície de Ruptura do Deslizamento, identificando 2 (dois) níveis litoestratigráficos:i)um conjunto de camadas de material fino (argilito),em sua porção superior e; ii) um conjunto de camadas de material mais grosseiro (arenitos). Ambos os pacotes apresentam fatores de segurança abaixo de 1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

BRICALLI, L. L. CARACTERIZAÇÃO LITOESTRATIGRÁFICA E GEOTÉCNICA E CORRELAÇÕES COM A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE MOVIMENTO DE MASSA EM TALUDE DA FORMAÇÃO BARREIRAS (CARIACICA-ES). Geografares, [S. l.], n. 19, p. 3–27, 2015. DOI: 10.7147/GEO19.8831. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8831. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos