Rede e território como categorias da prática sociopolítica das ações coletivas

Autores

  • Agripino Souza Coelho Neto Universidade do Estado da Bahia
  • Jamille Silva Lima Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO19.9883

Resumo

A ideia central que nos propomos defender e demonstrar neste texto, consiste na premissa de que duas das mais discutidas e operacionalizadas categorias de análise do conhecimento geográfico vêm sendo crescentemente acionadas como recurso estratégico das ações coletivas, situação que nos permite considerá-las não apenas como categorias de análise, mas também como categorias da prática sociopolítica. Essa ideia deriva da constatação do modo como as duas noções vêm sendo operacionalizadas pelas ações coletivas como estratégia de organização, funcionamento e efetivação de seus propósitos. As evidências da manifestação desse fenômeno podem ser verificadas nas práticas sociais de variados coletivos sociais organizados, sobre os quais temos nos debruçado para compreender, basicamente, centrais sindicais, centrais de associações e de cooperativas. Após alguns apontamentos introdutórios, buscaremos mostrar como a ideia de rede assume um caráter proprositivo e uma natureza instrumental para as ações coletivas. Em seguida, nosso movimento consiste na investigação de como a noção de território assume uma posição de centralidade nas estratégias de variados agentes sociais. Ao final, desenvolveremos nosso argumento conclusivo no sentido de defender a rede e o território como categorias das práticas sociopolíticas das ações coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Geografia Humana na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Jamille Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professora de Geografia Regional ds Universidade do estado da Bahia

Downloads

Publicado

20-07-2015

Como Citar

COELHO NETO, Agripino Souza; LIMA, Jamille Silva. Rede e território como categorias da prática sociopolítica das ações coletivas. Geografares, [S. l.], n. 19, p. 76–84, 2015. DOI: 10.7147/GEO19.9883. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/9883. Acesso em: 25 abr. 2024.