Projeto AFRID: Atividades físicas e recreativas para a terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10085Resumo
AFRID é um projeto de Extensão, idealizado e realizado tanto por estagiários como por professores do Curso de Educação Física da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Desde 1989 este projeto atende a clientela idosa, com o objetivo de proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como palestras e estudos de cunho informativo, visando à melhora da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional desse grupo etário. O projeto atende semanalmente 850 idosos aproximadamente, 650 no campus da Educação Física e 200 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, em Uberlândia. As atividades desenvolvidas no Campus da Educação Física são: hidroginástica, natação, alongamento, ginástica, musculação, danças moderna e do ventre, inclusão digital, canto e coral, fitness, dentre outras. Nas ILPIs são oferecidas atividades físicas adaptadas, atividades artísticas e recreativas. Com o objetivo de possibilitar maior interação e envolvimento, algumas atividades sociais são realizadas, como as festas Junina e de Natal, viagens turísticas e o “Aulão” que é uma atividade realizada com a participação de todos os alunos e estagiários. Além desses encontros, a Semana do Idoso é outro evento anualmente realizado pelo AFRID, que conta com a participação de mais de 1000 idosos em cada atividade diária. A Semana do Idoso é realizada com intuito de discutir, analisar e refletir sobre as temáticas que envolvem o processo de envelhecimento. Entende-se que o AFRID tem conseguido alcançar os objetivos preconizados, melhorando a qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional da população idosa uberlandense.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Costa, G. de A. (2015). Projeto AFRID: Atividades físicas e recreativas para a terceira idade. Revista Guará, 1(1). https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10085
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).