Formação de Professores, Educação Contextualizada e Extensão Universitária: A Experiência do Programa CAT
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14345Resumo
O presente artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no semiárido baiano, pelo Programa CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo para o desenvolvimento territorial sustentável), enquanto projeto de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, em parceria com o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e as Prefeituras dos municípios conveniados. Trata-se de um Projeto que tem como princípio norteador a formação continuada de professores do campo, na perspectiva da Educação contextualizada que, partindo da realidade local, circunvizinha e de contextos mais amplos, ensina a viver, compreender e transformar essa realidade, contribuindo para uma nova forma de ser e estar no mundo. Assim, na primeira parte do texto abordamos o histórico do Programa, seus objetivos, surgimento e metodologia. Na segunda parte, exploramos duas experiências formativas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática com professores que atuam na zona rural, experiências essas que nos permitiram perceber o interesse, a motivação e a aprendizagem dos professores em relação aos assuntos abordados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
Silva, N. M. da, Claro, O. M. B., Nascimento, P. B. S. do, & Araújo, S. G. M. de. (2016). Formação de Professores, Educação Contextualizada e Extensão Universitária: A Experiência do Programa CAT. Revista Guará, 1(5). https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14345
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).