Formação de professores, educação contextualizada e extensão universitária

A experiência do Programa CAT

Autores

  • Nelmira Moreira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Olga Maria Barreiro Claro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Priscila Brasileiro Silva do Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Simone Gonsalves Mendes de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14345

Palavras-chave:

CAT, Educação contextualizada, Educação no campo

Resumo

O presente artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no semiárido baiano, pelo Programa CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo para o desenvolvimento territorial sustentável), enquanto projeto de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, em parceria com o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e as Prefeituras dos municípios conveniados. Trata-se de um Projeto que tem como princípio norteador a formação continuada de professores do campo, na perspectiva da Educação contextualizada que, partindo da realidade local, circunvizinha e de contextos mais amplos, ensina a viver, compreender e transformar essa realidade, contribuindo para uma nova forma de ser e estar no mundo. Assim, na primeira parte do texto abordamos o histórico do Programa, seus objetivos, surgimento e metodologia. Na segunda parte, exploramos duas experiências formativas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática com professores que atuam na zona rural, experiências essas que nos permitiram perceber o interesse, a motivação e a aprendizagem dos professores em relação aos assuntos abordados.

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Referências

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Publicado

22-11-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, Nelmira; BARREIRO CLARO, Olga Maria; BRASILEIRO SILVA DO NASCIMENTO, Priscila; GONSALVES MENDES DE ARAÚJO, Simone. Formação de professores, educação contextualizada e extensão universitária: A experiência do Programa CAT. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 41–53, 2016. DOI: 10.30712/guara.v1i5.14345. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/14345. Acesso em: 8 dez. 2025.

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