Formação de Professores, Educação Contextualizada e Extensão Universitária: A Experiência do Programa CAT

Autores

  • Nelmira Moreira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Olga Maria Barreiro Claro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Priscila Brasileiro Silva do Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Simone Gonsalves Mendes de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14345

Resumo

O presente artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no semiárido baiano, pelo Programa CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo para o desenvolvimento territorial sustentável), enquanto projeto de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, em parceria com o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e as Prefeituras dos municípios conveniados. Trata-se de um Projeto que tem como princípio norteador a formação continuada de professores do campo, na perspectiva da Educação contextualizada que, partindo da realidade local, circunvizinha e de contextos mais amplos, ensina a viver, compreender e transformar essa realidade, contribuindo para uma nova forma de ser e estar no mundo. Assim, na primeira parte do texto abordamos o histórico do Programa, seus objetivos, surgimento e metodologia. Na segunda parte, exploramos duas experiências formativas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática com professores que atuam na zona rural, experiências essas que nos permitiram perceber o interesse, a motivação e a aprendizagem dos professores em relação aos assuntos abordados.

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Publicado

22-11-2016

Como Citar

Silva, N. M. da, Claro, O. M. B., Nascimento, P. B. S. do, & Araújo, S. G. M. de. (2016). Formação de Professores, Educação Contextualizada e Extensão Universitária: A Experiência do Programa CAT. Revista Guará, 1(5). https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14345

Edição

Seção

Artigos