Registros das Vilas: objetos de discurso e de recepção em torno das raízes locais
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15192Resumo
Buscamos o museu do Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas, da Vila Estrela no aglomerado Morro do Papagaio em Belo Horizonte, para tratarmos a recepção visual das raízes locais desta comunidade. O Muquifu é um museu que surge com a motivação de registrar a comunidade real e (in) visível, antes que todos os moradores fossem retirados do aglomerado, tem como base fotos, ilustrações/pinturas e objetos produzidos e doados por pessoas que viveram ou vivem nessas vilas. Permanece uma combinação de pessoas sendo registradas a partir de fotos e de ilustrações, é o real virando impresso, é o imaterial se materializando, são imagens auferindo uma dimensão maior por meio da estética e do diálogo. Esses efeitos de sentido são provocados pelas imagens (foto, ilustração e objetos), onde tempo e espaço vão desencadeando a comunidade. Propomos analisar a adequação de imagens do Muquifu na pretensão de identificar as raízes locais, manifestações culturais e a sua importância como história através da Análise de Discurso (AD) com Eliseo Verón.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).