Extensão Universitária, Divulgação Científica e o Direito à Informação Pública: a constituição da Agência de Divulgação Científica da Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15481Resumo
A divulgação científica é a forma de expandir o acesso ao conhecimento científico para toda a sociedade, com o intuito de ajudar a solucionar diversos problemas sociais e aproximar o cidadão da ciência. Na Universidade Federal do Amapá-Unifap, é perceptível a carência na divulgação das pesquisas elaboradas. Nesse sentido, apresentamos o projeto de extensão Agência de Jornalismo Científico, Ciência Unifap. A proposta desenvolveu website com conteúdo jornalístico envolvendo a produção científica e tecnológica de pesquisadores da Unifap. O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisa sobre estratégias de divulgação científica no âmbito da Comunicação Pública, do estudo da produção institucional realizada pelo setor de comunicação da Unifap, bem como de experiências em divulgação científica por instituições públicas. A produção de conteúdo tomou como referência as especificidades do webjornalismo, sobretudo a tendência à produção multimídia, com uso de linguagem acessível, abordando de temas de interesse público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).