Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário

Contribuições de dois Projetos de Extensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15783

Palabras clave:

Assistência estudantil, Atendimento psicológico, Universitários

Resumen

Descreve ações de apoio psicológico realizadas no âmbito de dois Projetos de Extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo: Programa de Triagem Psicológica e Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando. As ações visam auxiliar estudantes universitários, assistidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e de Cidadania, a enfrentar os desafios pertinentes à trajetória acadêmica, de acordo com a política de assistência estudantil da instituição. As atividades desenvolvidas compreendem a realização de triagem psicológica, atendimentos individuais na modalidade de psicoterapia, e oficinas em grupo com as seguintes temáticas: desenvolvimento de habilidades sociais; orientação aos estudos; e controle de ansiedade e enfrentamento do estresse. Nos anos de 2015 e 2016 participaram 166 estudantes, em sua maioria do sexo feminino, cursando seu primeiro curso superior, recebendo algum tipo de bolsa ou auxílio, e estudando preferencialmente do 1º ao 3º períodos de cursos matutinos. Foram realizadas, no total, 9 oficinas, e ao seu término, os estudantes realizaram uma avaliação na qual apontaram a importância da aprendizagem que tiveram. Assim, os projetos de extensão colaboraram na superação das dificuldades enfrentadas pelos graduandos em sua trajetória acadêmica, além de contribuir para a formação dos extensionistas de Psicologia ao articular ensino, pesquisa e extensão. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fabiana Pinheiro Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Adriano Pereira Jardim, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Ana Carla Pantoja Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Juliana Nascimento Lucas, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

Referencias

AZEVEDO, S. L. A eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para redução dos índices de evasão para alunos de graduação. Revista Guará, Vitória, n. 6, p. 7-20, 2016.

BAPTISTA, M. N.; CARNEIRO, A. M. Validade da escala de depressão: relação com ansiedade e stress laboral. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 28, n. 3, p. 345-352, 2011.

BEUTLER, L. E. Eclectic Psychotherapy: A systematic approach. v. 118. Pergamon. 1983.

BEUTLER, L. E.; CLARKIN, J. F. Systematic Treatment Selection: Toward targeted therapeutic interventions. REVISTA GUARÁ | EDIÇÃO IX | Desafios na Trajetória Acadêmica e Apoio Psicológico ao Estudante Universitário: Contribuições de dois Projetos de Extensão - p. 57- 67, 6766, Abingdon: Routledge, 2014.

BORGES, N. B.; CASSAS, F. A. (Orgs.) Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed., 2012.

BRASIL. Programa Nacional de Assistência Estudantil, Decreto 7234 de 19 de Julho de 2010. Disponível em: <http://www.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7234-19-julho-2010-607316-publicacaoorigi-nal-128168-pe.html> Acesso em 20 set 2014.

CABALLO, V. E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos Editora, 2003.

DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003.

FERREIRA, C. L.; ALMONDES, K. M.; BRAGA, L. P.; MATA, A. N. S.; LEMOS, C. A.; MAIA, E. M. C. Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 973-981, 2009.

FERREIRA, V. S; OLIVEIRA, M. A; VANDENBERGHE, L. Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvol-vimento de habilidades sociais para universitários. Psicologia Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 73-81, 2014.

FURTADO, E. S.; FALCONE, E. M. O.; CLARK, C. Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma universidade do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 43-51, 2003.

GAMA, M. M. A.; MOURA, G. S.; ARAÚJO, R. F.; SILVA, F. T. Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju (SE). Revista Psiquiatria (Rio Grande do Sul), Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 19-24, 2008.

GARCIA, V. A; BOLSONI-SILVA, A. T; NOBILE, G. F. G. A interação terapêutica em intervenções com universi-tários com Transtorno de Ansiedade Social. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1089-1105, 2015.

GONÇALVES, A.; FREITAS, P.; SEQUEIRA, C. Comportamentos suicidários em estudantes do ensino superior: Factores de risco e de protecção. Millenium, v. 40, n. s.n., p. 149-159, 2011.

IGUE, É. A; BARIANI, I. C. D; MILANESI, P. V. B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 13, n.2, p.55-164, 2008.

LANTYER, A. S.; VARANDA, C. C.; SOUZA, F. G.; PADOVANI, R. C.; VIANA, M. B. Ansiedade e qualidade de vida entre estudantes universitários ingressantes: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 4-19, 2016.

MELLO, M. V. O.; JUNIOR, R. B.; MENOSSI, B. R. S.; VIEIRA, F. S. F. Comportamentos de risco para a saúde de estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Brasil) - uma proposta de inter venção online. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 159-164, 2014.

MORENO, P. F.; SOARES, A. B. O que vai acontecer quando eu estiver na universidade?: Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia, Canoas, n.45, p. 114-127, 2014.

REGRA, J. A. G.Aprender a estudar. In Hübner, M. M. C. & Marinotti, M. (Orgs.). Análise do Comportamento para a Educação: Contribuições recentes (pp. 225-242). Santo André: ESETec Editores Associados, 2004.

RODRIGUES, P. F. S.; SALVADOR, A. C. F.; LOURENÇO, I. C.; SANTOS, L. R. Padrões de consumo de álcool em estudantes da Universidade de Aveiro: Relação com comportamentos de risco e stress. Análise Psicológica, Lisboa, v. 32, n. 4, p. 453-466, 2014.

ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

ROSA, M. I.; CACIATORI, J. F. F.; PANATTO, A. P. R.; SILVA,B. R.; PANDINI, J. C.; FREITAS, L. B. S.; REIS, M. E. F.; SOUZA, S. L.; SIMÕES, P. W. T. A. Uso de tabaco e fatores associados entre alunos de uma universidade de Criciúma (SC). Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 25-31, 2014.

SALES JUNIOR, J. S. Uma análise estatística dos fatores de evasão e permanência de estudantes de graduação. REVISTA GUARÁ | EDIÇÃO IX | Desafios na Trajetória Acadêmica e Apoio Psicológico ao Estudante Universitário: Contribuições de dois Projetos de Extensão - p. 57- 67, presencial da UFES. Dissertação de Mestrado não-publicada. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

SANTOS, M. V. F.; PEREIRA, D. S.; SIQUEIRA, M. M. Uso de álcool e tabaco entre estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro , v. 62, n. 1, p. 22-30, 2013.

SILVA, É. C.; TUCCI, A. M. Inter venção breve para redução do consumo de álcool e suas consequências em estu-dantes universitários brasileiros. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 28, n.4, p. 728-736, 2015.

SOARES, A. B.; FRANCISCHETTO, V.; DUTRA, B. M.; MIRANDA, J. M.; NOGUEIRA, C. C. C.; LEME, V. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, Itatiba , v. 19, n. 1, p. 49-60, 2014.

TEIXEIRA, R. F.; SOUZA, R. S.; BUAIZ, V.; SIQUEIRA, M. M. Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, n. 3, p. 655-662, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Portaria nº 2.101/2014, regulamenta o Programa de Assistência Estudantil no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (PROAES-UFES), 2014. Disponível em: <http://www.proaeci.ufes.br/sites/proaeci.ufes.br/files/field/anexo/Portaria%202101%20de%2028.08.14%20PROAES-U-FES.pdf> Acesso em 30 set 2014.

VASCONCELOS-RAPOSO, J.; SOARES, A. R.; SILVA, F.; FERNANDES, M. G.; TEIXEIRA, C. M. Níveis de ideação suicida em jovens adultos. Estudos em Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 2, p. 345-354, 2016.

ZEFERINO, M. T.; HAMILTON, H.; BRANDS, B.; WRIGHT, M. G. M.; CUMSILLE, F.; KHENTI, A. Consumo de dro-gas entre estudantes universitários: família, espiritualidade e entretenimento moderando a influência dos pares. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. spe, p. 125-135, 2015

Publicado

26-06-2018

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PINHEIRO RAMOS, Fabiana; PEREIRA JARDIM, Adriano; PANTOJA GOMES, Ana Carla; NASCIMENTO LUCAS, Juliana. Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: Contribuições de dois Projetos de Extensão. Revista Guará, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 57–67, 2018. DOI: 10.30712/guara.v6i9.15783. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15783. Acesso em: 7 dec. 2025.

Artículos similares

1-10 de 45

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.