A DINÂMICA MIGRATÓRIA NO ESPÍRITO SANTO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15787Resumo
Este artigo aborda os movimentos migratórios que impactaram o Espírito Santo ao longo da década de 2000 e que foram captados pelo Censo Demográfico brasileiro de 2010. De forma a alcançar os objetivos de divulgar para a comunidade dados de difícil acesso de forma simples e acessível, foi elaborado um conjunto de indicadores e um atlas comentado, no formato digital, em nível de município, cujos dados espacializados permitem estabelecer relações com outras dinâmicas da sociedade contemporânea e em outros níveis de análise. Os resultados apresentados revelaram que existem grandes variações entre as regiões do Estado, possivelmente associadas as principais atividades econômicas de cada área e do resultado dos processos em vigência, ressaltando a relevância de se considerar a migração no planejamento das políticas públicas municipais e regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).