Avaliação da linha do cuidado no atendimento a usuários com IST's em um centro de testagem e aconselhamento.

Autores

  • Rafaela Lirio Sotero Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nilo Plantiko Guimarães Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heletícia Scabelo Galavote Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15819

Resumo

Os centros de testagem e aconselhamento (CTA) oferecem testagem gratuita, confidencial e anônima, com ênfase na prática do aconselhamento com planejamento das ações através da identificação de vulnerabilidades. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo avaliar a linha do cuidado, no atendimento a usuários com HIV/AIDS em um CTA. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado no CTA, em um município do estado do Espírito Santo, tendo como instrumentos de coletas de dados o fluxograma descritor como uma ferramenta analisadora para a produção da linha do cuidado. Os resultados demonstram uma organização do processo de trabalho que diverge daquela embasada em protocolos ministeriais. Conclui-se, que o uso de ferramentas analisadoras do processo de trabalho permitiu desvelar a organização do serviço com foco nos nós críticos existentes, para a produção de uma linha do cuidado no formato usuário-centrado.

Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis. Assistência Integral à Saúde. Assistência Centrada no Paciente. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Lirio Sotero, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES. Áreas de atuação: Enfermagem, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Gestão, Planejamento e Avaliação em saúde. Projeto de Pesquisa atual: Avaliação da linha do cuidado no atendimento a usuários com HIV/AIDS em um centro de testagem e aconselhamento. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Avaliação e Planejamento em Saúde (NUGAPS/CEUNES/UFES).

Nilo Plantiko Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Avaliação e Planejamento em Saúde (NUGAPS/CEUNES/UFES).

Heletícia Scabelo Galavote, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Professora Assistente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas e estudos em Saúde Coletiva com ênfase na avaliação dos processos de trabalho em saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Básica à Saúde, Estratégia Saúde da Família, processo de trabalho em saúde, agente comunitário de saúde, gestão e planejamento em saúde. Seu estudo atual se baseia na análise dos modelos de Gestão do Trabalho na ESF no estado do Espírito Santo. Integrante do Núcleo de Estudos em Política, Gestão e Avaliação em Saúde (NUPGASC)/PPGASC. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Avaliação e Planejamento em Saúde (NUGAPS/CEUNES/UFES).

Downloads

Publicado

19-09-2017

Como Citar

Sotero, R. L., Guimarães, N. P., & Galavote, H. S. (2017). Avaliação da linha do cuidado no atendimento a usuários com IST’s em um centro de testagem e aconselhamento. Revista Guará, (7). https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15819

Edição

Seção

Artigos