PEDAGOGIA HOSPITALAR: Um Aluno, Um Caso
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16174Resumo
O objetivo deste estudo é compreender a importância da educação para casos específicos de crianças e adolescentes hospitalizados para o seu desenvolvimento e o modo como a pedagogia, no caso os professores, deve se adaptar as condições diversas que encontra nesses casos. Através de uma pesquisa qualitativa, com um roteiro estruturado, as observações foram realizadas em um ambiente hospitalar, voltado para um caso específico, contendo inúmeras necessidades educacionais especiais. Neste artigo são mencionadas quatro diferentes categorias que se encontram presentes dentro da classe hospitalar e estão relacionadas às questões do caso pesquisado, sendo elas a complexidade de um processo educacional de um aluno hospitalizado, múltiplas visões sobre a importância da educação nos hospitais, os saberes e métodos dos professores e as articulações entre família, professor, hospital e aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).