BDGEO DESASTRES – ES: Protótipo para cadastro e distribuição compartilhada via web
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16880Resumo
Nos últimos anos tem se verificado em escala mundial uma crescente necessidade de monitorar e de prevenir a ocorrência de desastres decorrentes de eventos naturais ou dos efeitos das ações antropogênicas, buscando-se assim o desenvolvimento de cidades resilientes. Nesse contexto, o aplicativo de ação colaborativa BDGeo Desastres – ES foi desenvolvido, como insumo voltado a aquisição e ao registro de dados geodinâmicos, fornecendo suporte no cadastro e gerenciamento em tempo real (via smartfone, tablet ou computador) de informações úteis à gestão de redução de riscos de desastres. Com o apoio de mapas ativos e de alertas o aplicativo potencializa ações preventivas e atendimento de ocorrências de órgãos como a Defesa Civil. A funcionalidade do aplicativo atende também às demandas de pesquisadores e gestores públicos, contribuindo para ações mais eficientes de planejamento e ordenamento do território. O aplicativo revelou que as geotecnologias, em especial a Informação Geográfica Colaborativa são instrumentos eficientes no monitoramento de áreas de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).